Edição (ANTERIOR) de Junho de 2012.

Univem contribui com o Mês do Meio Ambiente 2012

Neste ano, brotou mais um fruto da parceria que o Univem mantém com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Marília desde 2008.
 


Sob a coordenação da professora Marieta Bonadio, do curso de Design Gráfico, oferecido pelo Instituto Superior de Tecnologia (IST), a instituição sempre contribui com as peças visuais para o Mês do Meio Ambiente.
As atividades são promovidas pela Secretaria sempre em junho, em sincronia com ações mundiais promovidas neste mês, especialmente o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.
Neste ano, o tema do evento é “Computador sem uso não é lixo. Recicle!”. O objetivo é incentivar as pessoas a não jogarem no lixo comum componentes que podem ser reutilizados para a construção de novos computadores, trabalho desenvolvido pela ETEC Antônio Devisate, que recupera os equipamentos e os fornece a entidades que necessitam. O foco da campanha foram os alunos da rede estadual, que participaram de um concurso de redação sobre o tema.
Os materiais desenvolvidos pelo curso de Design Gráfico foram, além da marca/logotipo, os cartazes da programação e de divulgação, o convite, a camiseta e a folha de redação para os alunos. Foram elaborados sob a orientação da professora Marieta e a colaboração dos estudantes do terceiro módulo, Guilherme Castilho Aires e Sidnei Mendes da Costa Júnior.
“O conceito utilizado nos materiais de divulgação foi o da reciclagem, pois este é o tema da campanha”, explica a docente. As peças combinam elementos de desenho livre, como a imagem do computador e o símbolo da reciclagem com elementos geométricos. “Assim, houve a junção da linguagem para o público-alvo principal da campanha, que são os alunos, com o desenho livre e o objeto principal da campanha, os computadores, que utilizam uma linguagem mais técnica, representada pelos elementos geométricos e pela tipografia de traços retos e bem definidos”, prossegue. Quanto às cores escolhidas, o verde e amarelo remetem à questão ambiental e o vermelho foi adicionado como um alerta, chamando a atenção das pessoas para o tema proposto.

               Falando em nome da secretária do Meio Ambiente, Sonia Cristina Guirado Cardoso, e equipe doCentro de Educação Ambiental de Marília, Maud Oliveira e Mirella Armentano ressaltaram a importância da união de forças do setor público com o setor privado, focados no consumo sustentável. “O projeto gráfico foi construído de forma participativa e as imagens elaboradas foram um sucesso”, elogiaram.

            Elas relatam que todo o material foi impresso pelo setor gráfico da Prefeitura e aproveitam para convidar o Univem a participar, no dia 29 de junho, da premiação do concurso de redação da Campanha "Computador não é lixo. Recicle!", que será realizada no Centro de Educação Ambiental, localizado no Bosque Municipal.







Ciência sem Fronteiras

Crimes na Internet e inquérito policial eletrônico são temas em livro lançado por docentes do Direito
Giro UNIVEM
Ação Social Voluntária

Presença no Fepodi

Programa de Qualidade de Vida da Nestlé contou com a integração de alunos de Administração e de Computação

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br