Edição (ANTERIOR) de Março de 2013.


Ciência da Computação

Um novo degrau na carreira acadêmica

Ex-aluno de Computação assume diretoria administrativa na FATEC Pompéia
 


O convite para fazer a foto que ilustra esta matéria foi a oportunidade para Luís Hilário Tobler Garcia passear os olhos pelos jardins da instituição, pelos laboratórios, pela biblioteca, enfim, matar a saudade de um lugar pelo qual tem muito carinho.
Graduado no final de 2002, na primeira turma de Ciência da Computação formada no Univem, o ex-aluno aceitou o convite do Jornal da Fundação para contar um pouco de sua trajetória como docente do ensino superior. Aliás, uma trajetória há poucos meses enriquecida com uma nova conquista: o posto de Diretor de Serviços Administrativos na FATEC Shunji Nishimura, em Pompéia, instituição pública de ensino superior vinculada ao Centro Paula Souza.
Hilário conta que atuou em algumas empresas e como autônomo antes de ingressar na docência, em agosto de 2011, inicialmente na FATEC de Garça e, em paralelo, na FATEC de Pompéia, onde prestou o concurso que lhe conferiu estabilidade. Começou a dar aulas nesta unidade, que oferece a graduação tecnológica de Mecanização em Agricultura de Precisão, única na América Latina. “O curso forma profissionais capazes de otimizar o processo produtivo no meio agrícola, de racionalizar os custos e a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente, por meio do uso das mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado”, explica o docente. “Entre estas tecnologias, estão os sistemas de informações geográficas, os sistemas de posicionamento global para apoio ao planejamento das atividades agrícolas e avaliação dos impactos ambientais, a eletrônica embarcada e as tecnologias de comunicação e automação”, prossegue.
O convite para assumir a Diretoria de Serviços Administrativos da FATEC de Pompéia foi feito pela direção geral da unidade e, ao aceitar o cargo, iniciado em outubro passado, Hilário fez questão de continuar com as aulas.
 
Educação continuada
No início de 2011, o ex-aluno do Univem concluiu o mestrado em Engenharia Mecânica na USP de São Carlos. Em setembro do mesmo ano, deu início ao doutorado na área, na mesma instituição.
“A docência e a pesquisa estão na base da minha vocação”, ressalta Hilário, lembrando dos muitos projetos de iniciação científica desenvolvidos ao longo da graduação.
“Tive professores fenomenais, estudei em laboratórios de primeira linha. Não poderia ter recebido melhor base.”





Palestra
Carlos Baccelli palestrou em Marília

Apoio ao Espaço Potencial

Ciência sem fronteiras
Monitoria
Prazer em dividir conhecimento
Mestrado em Direito
‘Psicografia e Prova Judicial’ torna-se livro

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br