Edição (ANTERIOR) de Março de 2013.

A Importância do Controller na Administração Pública da Cidade de Marília

Por Alessandro Cavari
 


Há tempos nós cidadãos Marilienses vemos a cidade se afundar em dívidas, vários são os motivos e tudo indicava que a cidade poderia se afundar em uma crise econômica e financeira perpétua.
Os administradores passados insistiam em não reduzir o volume dos gastos, provocando um arrombo nos cofres públicos. É notório que o dinheiro público gasto sem limite se torna insustentável acima de um determinado limite.
Sabemos que há um enorme déficit público e por conta disso, os impostos não podem ser cortados, mas os gastos públicos podem ser reduzidos.
Neste cenário, onde o equilíbrio das finanças públicas são almejados para obter eficiência na gestão, é necessária a presença de um profissional qualificado e especializado na área.
O profissional responsável pelo controle e equilíbrio financeiro é conhecido como Controller, é um profissional ligado a contabilidade que controla as contas e as atividades administrativas. São profissionais que conhecem a contabilidade, tem visão econômica, financeira e estratégica. O Controller conhece muito bem a empresa, podendo ajudar muito a alcançar o sucesso. Pode-se afirmar que o Controller é o profissional mais completo em termos de gestão, um verdadeiro estrategista.
Na cidade de Marília, a partir deste ano, surge uma administração inovadora que criou uma comissão de controladoria e auditoria onde o Controller avaliará a legalidade dos resultados e também a qualidade na gestão municipal, focado no controle interno. O auditor acompanhará os gastos da administração publica municipal, almejando a melhora da economia do município.
Esperamos que o Controller do nosso município reduza gastos, planeje os investimentos, contrate serviços e adquira produtos preferencialmente de empresas da cidade para girar a economia do município, e além disso, controle as finanças para Marília obter superávit financeiro.
Seria demagogia afirmar que isso resolverá todos os problemas públicos, mas percebemos que estamos seguindo no caminho certo.
 
Alessandro Cavari, graduado em Administração pelo Univem, Aluno do MBA em Controladoria e Finanças do CEC Univem





Monitoria
Prazer em dividir conhecimento

Apoio ao Espaço Potencial
Intercâmbio
20 dias em Granada
Mestrado em Direito
‘Psicografia e Prova Judicial’ torna-se livro
Mestrado
Da graduação ao mestrado

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br