Edição (ANTERIOR) de Março de 2013.

A contribuição da informação contábil para o processo de gestão na melhoria das instituições de ensino superior – IES

* Por Luís Fernando Conduta e Juarez Pereira da Silva
 


Nos dias atuais as organizações vêm enfrentando uma série de dificuldades, no que tange o aspecto concorrencial, gerencial, e informacional. Um segmento econômico que está sentindo de forma intensa esses impactos é o da educação privada, mais especificamente as instituições de ensino superior – IES, considerando primeiramente o aspecto concorrencial, ultimamente o número de instituições oferecendo ensino superior teve um grande aumento, as mesmas oferece serviços de educação presencial e/ou à distância. O processo de concorrência nunca deixará de existir, então para que uma IES mantenha-se forte no mercado e com resultados satisfatórios é necessário que exista um gerenciamento eficaz em suas atividades.
 
Mas gerenciar o que? Onde? Como?
 
Todas as organizações tem em sua composição um rol imenso de dados, esses quando tratados de uma maneira correta podem se transformar em informações úteis e relevantes para as organizações, nisso também se enquadra as IES. Iniciamos a discussão do ponto chave desse artigo, que é o gerenciamento das informações disponibilizadas as IES, porém não iremos tratar de qualquer tipo de informação, mas sim das informações obtidas nos balanços patrimoniais, nos demonstrativos de resultado, balancetes e demais demonstrativos obtidos junto à contabilidade.
A informação contábil possui um alto grau de relevância devido sua grande abrangência de abordagem, na análise do balancete da instituição é possível verificar onde as maiores despesas se encontram alocadas, abrindo um pouco mais essa análise será possível verificar em quais departamentos (centros de custos) os maiores gastos se encontram, a partir dessa análise é possível tomar uma decisão, como por exemplo, implantar programas de redução de gastos nos departamentos mais críticos. Outra importante contribuição que a informação contábil proporciona a instituição é a comparabilidade dos seus resultados com os das demais instituições, através de uma análise comparativa dos demonstrativos contábeis, com ela é possível verificar os pontos em que sua instituição está se destacando perante seus concorrentes e os pontos mais críticos, dessa forma será possível traçar estratégias para superar esses pontos deficitários.  
Foi possível verificar a partir das discussões acima onde se encontra dispostas as informações contábeis e algumas maneiras de como ela poderá ser tratada pelos gestores  das IES, essa análise contribui também para desenvolver uma melhoria nos processos internos, e alocação eficaz dos recursos disponíveis. Conclui-se que a informação contábil contribui para a melhoria nos processos decisórios das IES devido ao seu alto grau de aplicabilidade nas mais variadas formas de gestão, podendo partir desde a verificação dos elevados gastos em determinados centros de custos até a comparabilidade de seus resultados com a de seus concorrentes, podendo dessa forma melhorar a sua estratégia de negócio com a finalidade de assegurar a continuidade de suas atividades.
 
 
Luís Fernando Conduta e Juarez Pereira da Silva são contabilistas. Artigo escrito sob a orientação da Profª. Ms. Marlene de Fátima Campos Souza
 






Apoio ao Espaço Potencial
Mestrado
Da graduação ao mestrado

Ciência sem fronteiras
Intercâmbio
20 dias em Granada
Mestrado em Direito
‘Psicografia e Prova Judicial’ torna-se livro

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br