Edição (ANTERIOR) de Junho de 2013.


COMPSI

Criatividade e trabalho em equipe

IV Maratona de Programação movimentou o Univem
 


Realizada pelo quarto ano consecutivo, no dia 8 de junho, a Maratona de Programação 2013 foi um sucesso. A competição é promovida pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, com a organização do COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab) do Univem.

“O objetivo da atividade é promover nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão”, explica o Prof. Dr. Elvis Fusco, coordenador dos cursos. Durante quatro horas e meia, as equipes foram desafiadas a resolver o maior número possível dentre oito problemas propostos. A prova foi totalmente prática e cada equipe teve um computador à disposição. Nesta quarta edição, inscreveram-se nove equipes, formadas por alunos de ambos os cursos.

O ambiente computacional para a realização da prova é baseado no sistema operacional Linux e faz uso do software BOCA (http://maratona.ime.usp.br/manualBOCA.html) criado para controlar uma competição nos moldes da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Os professores Maurício Duarte e Rodolfo Barros Chiaramonte, da comissão organizadora, relatam que o grau de competitividade foi grande. A competição selecionou as equipes que vão representar a instituição na Maratona de Programação 2013, da SBC, que será sediada pelo Univem no dia 14 de setembro. Confira as três equipes melhores colocadas no box.

 

Empolgação

            As equipes participantes esbanjaram dedicação e empolgação na IV Maratona.

Para Ednilson L. Cipolla, do segundo ano do curso, membro da equipe “É tudo nóis!”, terceira colocada no certame, a experiência foi importante. Ele revela que não teve a oportunidade de participar dos treinamentos anteriores, o que gerou um grau de dificuldade maior.  “Estava despreparado para o ambiente da competição, ou seja, os recursos que estariam disponíveis para criar as soluções computacionais que resolvessem os problemas propostos”, diz. “Embora tenhamos conquistado o terceiro lugar nesta etapa, temos que nos preparar mais para a fase regional, almejando uma melhor colocação, e quem sabe conquistar a oportunidade de participar da competição na fase posterior.”

               Caio Saraiva Coneglian, do terceiro ano do curso e membro da equipeBlue Screen”, primeira colocada, diz que a prova foi difícil, mas que a participação nos treinamentos ajudou bastante. “Melhoramos nossa posição em relação ao ano passado, quando tínhamos ficado em terceiro lugar”, conta.

“Achei o evento muito construtivo”, avalia Bruno Felipe de Nadai da Silva, do primeiro ano de Ciência da Computação, integrante da equipe “Meu nome é LINK”, segunda colocada. “Trata-se de um grande incentivo para buscarmos mais conhecimentos para novas competições”, conclui.

 

A classificação final

 

1° Lugar – Blue Screen
Caio Saraiva Coneglian (3º BCC)
Renan Avansi Marques (3º BCC)
Victor Ubiracy Borba (3º BCC)

 

2° Lugar – Meu nome é LINK
Fernando Henrique Alves Franco (1º BCC)
Bruno Felipe de Nadai da Silva (1º BCC)
Cauê Vieira Guedes (1º BCC)

 

3° Lugar – É tudo nóis!”
José Lourenço Lemos Neto (2º BCC)
Danilo Maciel (2º BCC)
Ednilson L. Cipolla (2º BCC)

 

 






Direito
Sustentabilidade, ética empresarial e Direito
Tecnologia
Empresa de Garça é destaque com tecnologia desenvolvida no COMPSI
COMPSI
COMPSI comemora três anos com profusão de projetos, parcerias e pesquisas inovadoras
Visita
Alunos do Direito visitam Alesp e TJSP
Feira Internacional
Engenharia de Produção na Feiplastic

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br