Edição (ANTERIOR) de Agosto de 2013.


Computação e Engenharia

Ciência sem fronteiras

Estudantes de Computação e Engenharia de Produção iniciam nova jornada
 


                     Eles foram contemplados com uma bolsa pelo programa Ciência sem Fronteiras, mantido conjuntamente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento, o CNPq e a CAPES.

               Laiane Cuer, do 4º ano de Engenharia de Produção, Driely Aoyama e Renan Avansi Marques, respectivamente do 2º e 4º ano de Ciência da Computação, são os novos passageiros do Univem no Ciência sem Fronteiras. Renan e Laiane já embarcaram, ambos para os Estados Unidos, ele para o Illinois Institute Tecnology e ela para a Colorado State University.  Driely parte em breve, inicialmente com destino à cidade de Oshawa.
Os três alunos passaram por experiências semelhantes no processo de aprovação para o programa. Como não possuem proficiência plena em inglês, fizeram a opção inicial por Portugal, mas se beneficiaram da possibilidade de alterar o país. No caso, farão um curso intensivo de inglês durante quatro meses, no país escolhido. Ao final, se aprovados na língua, passarão os últimos oito meses do intercâmbio nas universidades indicadas, para cursar disciplinas e fazer pesquisas em suas áreas.
“Venho fazendo pesquisa durante todo o curso, inclusive com bolsa PIBIT, e estou certo de que vou seguir o mesmo caminho durante o intercâmbio”, diz Renan.
“Nunca viajei sozinha antes e tenho certeza de que a experiência será inesquecível”, comenta Driely, às voltas com um leve friozinho na barriga. Laiane revela sensação parecida: “Conhecer um novo país, outra cultura e costumes, aprender coisas novas, fazer pesquisa... tudo está muito importante para mim.”
As garotas são bolsistas integrais pelo ProUni. Laiane convida os colegas a acompanharem as experiências da viagem em seu blog: http://statesaivoueu.blogspot.com.br/Tenho.
 
De volta
            Maria Carolina Souza Santos e César Meneghelo, respectivamente dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Produção do Univem, estão na reta final do intercâmbio iniciado no segundo semestre do ano passado. Selecionados pelo programa Ciência sem Fronteiras, ela foi para a Universidade da Califórnia, na cidade de Davis, e ele para a Kansas State University, na cidade de Manhattan.
            Carol criou um blog para compartilhar suas experiências com os amigos. É o http://vivendonacalifornia.wordpress.com/. Vale conferir!
 





Computação 15 anos
Em sintonia com o futuro
Palestra
Quem ama, respeita!
Computação 15 anos
Ciência da Computação, 15 anos desenvolvendo habilidades, conhecimentos e talentos
Projeto
PROATO: Univem lança Projeto de Cidadania Proativa e Direito
Camillo Sivelli
Homenagem ao homem, ao professor, ao amigo

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br