Edição (ANTERIOR) de Setembro de 2013.

O céu de Marília tem mais estrelas

Cursos do Univem são destaque no Guia do Estudante 2014
 


No final de agosto, uma excelente notícia correu o Univem e ganhou a cidade: cinco cursos da instituição foram “estrelados” pela publicação Guia do Estudante (GE), da Editora Abril, uma das mais renomadas avaliações sobre a qualidade no ensino superior do país. Com isso, ganham lugar entre os melhores do país na publicação 2014 do Guia de Profissões e Vestibular.

               Os cursos de Administração, Direito e Engenharia de Produção foram contemplados com três estrelas, enquanto Sistemas de Informação e Ciências Contábeis receberam quatro, numa escala que chega a cinco.

               O GE vem sendo publicado desde 2006. Funciona como um ranking dos melhores cursos, em universidades públicas e particulares, e já se tornou referência para estudantes do ensino médio.

            No dia 30/8, os coordenadores dos cursos participaram de coletiva à imprensa e comentaram a conquista. “O Guia é uma referência nacional e este prêmio valoriza ainda mais o currículo de nossos alunos, realçando a grande empregabilidade que é a marca do curso”, destacou o professor Elvis Fusco, de Sistemas de Informação. “A instituição é rigorosa no que diz respeito à qualidade de ensino e os estudantes correspondem, traduzindo isso em bons resultados em sala de aula e nos trabalhos científicos apresentados no Brasil e no exterior”, prosseguiu.

            “Há anos o curso vem obtendo excelentes resultados nos exames da OAB e em concursos públicos, e as estrelas apenas reforçam essa qualidade”, pontuou Edinilson Donisete Machado, coordenador do Direito.

A coordenadora de Ciências Contábeis, Marlene de Fátima Campos Souza, frisou que a matriz curricular do curso está estruturada de acordo com as normas internacionais “É extremamente importante obter essa classificação do Guia do Estudante, que segue os mesmos critérios do Ministério da Educação e Cultura”, disse.

            Vânia Hérica Herrera, coordenadora dos cursos de Administração de Empresas e de Engenharia de Produção, lembrou o alto índice de inserção dos alunos no mercado de trabalho, por meio de estágio ou contratação. “Esta conquista dos cursos do Univem traduz o objetivo da instituição, que é obter a excelência na formação dos nossos estudantes”, encerrou.

            O reitor Luiz Carlos de Macedo Soares destacou a felicidade de receber a notícia no momento em que a instituição comemora seus 46 anos de existência. Para ele, este é um feito de poucas instituições de ensino superior do Brasil, notadamente daquelas que investem em qualidade e inovação, o que se expressa não só em laboratórios de primeira linha, mas também em qualificação docente e constante debate dos rumos dos cursos. “A cidade também ganha em qualidade, porque contribuímos para os índices do IDH e outras estatísticas de qualidade feitas pelo governo federal e estadual”, assinalou.

               Macedo Soares fez questão de parabenizar toda a comunidade acadêmica pela conquista. “Estas estrelas são fruto do trabalho dedicado e apaixonado de nossos professores e funcionários, somado ao empenho dos nossos estudantes”, finalizou.

 

Como funciona

               A avaliação de cursos superiores do Guia do Estudante nasceu em 1984, como uma edição especial do Almanaque Abril. O resultado da avaliação feita neste ano será publicado na edição Guia do Estudante – Profissões Vestibular 2014, nas bancas a partir de 11/10/2013, e no site www.guiadoestudante.com.br.

            A avaliação é feita a partir do envio anual de um extenso questionário de avaliação às escolas. Estas, por sua vez, precisam comprovar a qualidade do ensino oferecido, englobando aspectos como corpo docente, estrutura física e de tecnologia, biblioteca, laboratórios, entre outros. Paralelo a isso, o Guia verifica a produção científica da instituição junto a órgãos de fomento como CAPEs e CNPq. Compilados os dados, são atribuídos os conceitos.

 

 

Fala, estudante!

 

“O curso é excelente e vem superando as expectativas. Estudar aqui abre oportunidades no mercado de trabalho, pois o Univem tem imagem de qualidade. Essas estrelas comprovam o que nós, alunos, vemos na prática.”

(Fabiana Claviço Pigozzi e Lucas Pigozzi da Silva Ricci, do curso de Administração. Ele é funcionário do grupo Jacto, ela trabalha na empresa de prestação de serviços da família)

 

 

“Gosto muito do curso. O ambiente estimula a termos disciplina e seriedade nos estudos. Os professores são gabaritados e nos mostram o que está em evidência no mercado. Eles apoiam os alunos dentro e fora da sala de aula.”

(Gustavo Abib P. da Silva, de Ciências Contábeis, já é advogado militante na área trabalhista e previdenciária)

 

“É gratificante ver nosso curso entre os melhores do país, junto com outros de instituições públicas e particulares renomadas. As estrelas são a comprovação de que o curso está se consolidando a cada dia.”

(Jéssica Oliveira, de Sistemas de Informação, é bolsista em iniciação científica pelo programa PIBIC/CNPq)

 

“As estrelas valorizam ainda mais nosso curso e comprovam que a faculdade está em constante evolução. O aluno que se dedica desde o primeiro ano não encontra dificuldade para ser aprovado no Exame da OAB.”

(Simone Gimenez Ribeiro Marega, do  curso de Direito, já é graduada em Administração e estagia na Defensoria Pública do Estado de São Paulo)

 

“O curso é ótimo e nos dá uma boa base para iniciar a carreira na área. O que vemos em sala de aula tem aplicação direta no dia a dia do trabalho e isso faz toda a diferença na atuação profissional.”

(André Guilherme Munhoz Evangelista, de Engenharia de Produção, trabalha na área de projetos no Tauste)

  

 

 

 






Debate
Univem participa de debate sobre redução da maioridade penal no Colégio Cristo Rei
Palestras
“Sábado Gestão” oferece palestras
Pesquisa
Professor do Univem apresenta pesquisa em Taiwan
Ex-aluno
O prazer de advogar e os desafios da defensoria pública
Solidariedade
Projeto Univem Alegria

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br