Edição (ANTERIOR) de Setembro de 2013.


Pesquisa

Professor do Univem apresenta pesquisa em Taiwan

O professor Paulo Nardi, do Univem, teve trabalho aceito para exposição num concorrido evento realizado em Taiwan, entre os dias 19 e 21 de agosto.
 


Promovido por pesquisadores de universidades do mundo todo, a atividade é uma das mais conceituadas na área de sistemas embarcados. A “The 19th IEEE International Conference on Embedded and Real-Time Computing Systems and Applications (RTCSA 2013)” reuniu representantes dos Estados Unidos, Portugal, Japão, China, Alemanha, Coreia, Taixan e outros.

Nardi ressalta que os artigos expostos são indexados no mais conceituado mecanismo de indexação da área, que é a IEEE.

O trabalho do docente, intitulado “Specifying Automated Oracles for Simulink Models”, está entre os 43 selecionados neste ano.

Ele explica que sistemas embarcados são aqueles dedicados a um dispositivo específico, que realiza uma tarefa igualmente específica. “Estes sistemas estão presentes em cenários em que uma falha pode causar efeitos catastróficos, como mortes, desastres ambientais e grandes perdas econômicas”, diz Nardi. Como exemplo, cita os sistemas embarcados em aviões, telecomunicações e satélites espaciais.

O design de sistemas embarcados normalmente tem como suporte a criação de modelos executáveis em ferramentas como o Simulink. “Esses modelos possuem um papel importante no desenvolvimento de tais sistemas, porque permitem simular e validar seus requisitos antes de serem embarcados no hardware”, prossegue. No entanto, se tais modelos não estiverem de acordo com a especificação, o processo de validação poderá estar comprometido.

Nardi revela que uma característica comum a modelos como os criados no Simulink é a grande quantidade de dados gerados e a necessidade de testar as propriedades temporais. “Estas características dificultam muito o processo de comparação dos dados da simulação com aquilo que se espera do processo. Quem faz essa comparação é chamado de oráculo de teste e, normalmente, o papel é atribuído ao próprio testador”, conclui.

O trabalho apresentado em Taiwan é parte da proposta do docente para o seu doutorado, que envolve a definição de um processo, métodos, procedimentos e uma ferramenta para auxiliar na geração de um oráculo de testes parcialmente automatizado. O objetivo da pesquisa é contribuir para a redução do tempo de teste de sistemas embarcados, maior precisão da comparação dos resultados e eliminação de erros humanos, de modo a conferir maior confiança no produto final.

 

Iniciação científica

A partir de 2014, o professor Nardi pretende desenvolver este tema com seus alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, por meio de pesquisas de iniciação científica.






Solidariedade
Projeto Univem Alegria
Debate
Univem participa de debate sobre redução da maioridade penal no Colégio Cristo Rei

Visitas técnicas aproximam estudantes do mercado de trabalho
Seminário
19º Seminário Internacional de Ciências Criminais teve presença do Univem
Design Gráfico
Docente de Design Gráfico apresenta trabalho

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br