Edição (ANTERIOR) de Setembro de 2013.


Seminário

19º Seminário Internacional de Ciências Criminais teve presença do Univem

O professor Roberto da Freiria Estevão, do curso de Direito do Univem, participou do 19° Seminário Internacional de Ciências Criminais, promovido pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e realizado entre os dias 27 e 30/8, em São Paulo/SP
 


 Sua participação contou com o apoio da instituição.

Também participaram da atividade dois ex-alunos do Univem, hoje defensores públicos no estado de São Paulo, Bruno Haddad Galvão e Luciano Pereira de Andrade. Bruno, formado em 2005, atua em São José do Rio Preto, na área criminal. Luciano, graduado no mesmo ano, trabalha em Sorocaba, na área das execuções penais.

“O seminário foi um enorme sucesso e sempre é oportunidade para a necessária atualização acadêmica, o que será repassado aos discentes em sala de aula”, destaca o professor Freiria.

O evento contou com várias conferências, ministradas por professores internacionalmente conhecidos, além de palestras com outros doutrinadores nacionais de renome. Entre as temáticas abordadas, estavam: controle de armas; tutelas de grupos vulneráveis; evolução e crítica do Direito Penal do Inimigo; gerenciamento de prisões sem guarda no modelo APAC; as reformas penais no Brasil e na Espanha; crítica ao processo penal norte-americano; responsabilidade penal dos profissionais da saúde; história política da dogmática jurídico-penal; aspectos subjetivos da decisão penal; corrupção eleitoral e democracia; “Caso Mensalão”- reflexos para o futuro; teoria do domínio do fato; crimes contra o consumidor; monitoramento eletrônico de detentos; paridade de armas no processo penal; política criminal na pós-modernidade; doping e Direito Penal; Juiz sem rosto e crime organizado; dentre outras.

Foram realizadas audiências públicas sobre: a) comissão da verdade e os crimes da ditadura militar; b) drogas e internação forçada: aspectos polêmicos; e c) lavagem de dinheiro.

 






Audiências simuladas
Prática jurídica e integração
Debate
Univem participa de debate sobre redução da maioridade penal no Colégio Cristo Rei
Ex-aluno
O prazer de advogar e os desafios da defensoria pública
Palestras
“Sábado Gestão” oferece palestras
Pesquisa
Professor do Univem apresenta pesquisa em Taiwan

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br