Edição (ANTERIOR) de Setembro de 2013.


Direito

Brasília sob a ótica jurídica

Aluna de Direito do Univem participa de programa de estágio oferecido pela Câmara dos Deputados
 


                De 12 a 16 de agosto, Simone Gimenez Ribeiro Marega, aluna do 4º ano de Direito do Univem, vivenciou uma rica experiência na capital brasileira. Ela fez parte de mais uma etapa do Programa Estágio-Visita de Curta Duração, oferecido a universitários de todo o país pela Câmara dos Deputados desde 2003.

               “Foi uma semana intensa, repleta de atividades todos os dias, das 8h às 19h”, conta Simone. O estágio-visita era composto por 50 universitários, a maioria da região Nordeste e graduandos em Direito, mas também estudantes de Ciências Políticas, Relações Internacionais, Biblioteconomia etc.

               A turma participou de visitas e palestras, acompanhando de perto o cotidiano da atividade parlamentar no Congresso Nacional. As palestras versaram sobre os seguintes temas: “O papel institucional da Câmara no Estado brasileiro”, “História da concepção arquitetônica de Brasília e seus edifícios”, “O processo legislativo”, “Educação fiscal” e “Eleições proporcionais”.

               Os estagiários também tiveram a oportunidade de presenciar uma sessão do Supremo Tribunal Federal, quando foram julgados os Embargos de Declaração contra o acórdão proferido na ação penal 470, o “mensalão”, entre outras atividades.

               Simone diz que pôde presenciar, na prática, os conhecimentos adquiridos nas aulas de Direito Constitucional. “Voltei de Brasília com uma nova visão sobre o processo legislativo”, ressalta.

 

Defensoria

               Simone atuou como voluntária na Defensoria Pública do Estado de São Paulo por um ano e meio. Neste ano, prestou o concurso para estagiária e foi aprovada. Para depois de formada, os planos já estão traçados: ”Quero ser defensora pública e militar intensamente na advocacia.”

              

Como participar do estágio em Brasília

Para participar do Programa Estágio-Visita, o universitário interessado deve entrar no Portal da Câmara, fazer sua inscrição e procurar um deputado federal que viabilize sua indicação. Cada parlamentar tem direito a duas indicações anuais. A Câmara responsabiliza-se pela hospedagem e alimentação, enquanto o estudante banca o deslocamento. No caso de Simone, a indicação foi feita pelo deputado João Dado.

 

 






Design Gráfico
Docente de Design Gráfico apresenta trabalho
Audiências simuladas
Prática jurídica e integração
Debate
Univem participa de debate sobre redução da maioridade penal no Colégio Cristo Rei
Palestras
“Sábado Gestão” oferece palestras
Solidariedade
Projeto Univem Alegria

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br