Edição (ANTERIOR) de Setembro de 2013.


Audiências simuladas

Prática jurídica e integração

Alunos do quarto ano de Direito participam de jornada de audiências simuladas
 


                O terceiro bimestre da disciplina Prática Processual Civil II, ministrada pelo professor Luís Vieira Carlos Júnior, é reservado à simulação de audiências em sala de aula.

               “Todos os alunos participam e são avaliados por seu desempenho e comprometimento”, diz o docente. Na atividade, eles desenvolvem a confecção de peças processuais (inicial, contestação etc), processos e audiências inventadas para treino, com o intuito de simular situações reais na função do advogado. “Os alunos são incentivados a solucioná-las, redigindo o documento jurídico adequado ou tomando a decisão apropriada durante a produção de prova testemunhal.”

               Nos dois primeiros bimestres, a turma trabalha na criação de seis processos simulados, com todos os documentos necessários. No terceiro bimestre, quando ocorrem as audiências, os alunos participam divididos em três grupos, representando o autor, o juiz e o réu. O grupo autor propõe a ação e, na audiência, assume o papel de autor, advogado do autor e suas testemunhas. O grupo réu faz a contestação, atuando na audiência com o réu, seu advogado e testemunhas de defesa. Após a instrução processual, com produção de provas - depoimento das partes e oitiva de testemunhas –, o grupo juiz (juiz principal, assistentes, escrevente e oficial de justiça) produzirá a sentença.

               “Na audiência simulada, cria-se um ambiente muito próximo do real, visando a prática dos atos processuais típicos”, conclui o professor Vieira.






Ex-aluno
O prazer de advogar e os desafios da defensoria pública
Pesquisa
Professor do Univem apresenta pesquisa em Taiwan
Maratona de Programação
Univem recebeu fase regional da Maratona de Programação 2013
Solidariedade
Projeto Univem Alegria
Direito
Brasília sob a ótica jurídica

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br