Edição (ANTERIOR) de Setembro de 2013.

Visitas técnicas aproximam estudantes do mercado de trabalho

Em agosto, novas viagens técnicas foram realizadas por alunos de vários cursos do Univem, numa prática que já se tornou habitual na instituição.
 


                O Núcleo de Prática Profissional e Empreendedorismo (NUPPE) informa que aconteceram as seguintes visitas:

Itaipu

               Nos dias 8 a 11/8, alunos de Engenharia de Produção visitaram a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Além de conhecer aspectos da história e do funcionamento técnico do gigantesco empreendimento, eles estiveram nas Cataratas do Iguaçu, em Ciudad Del Leste (Paraguai) e Puerto Iguazu (Argentina). O marco das três fronteiras, como é conhecido, chamou a atenção de Nadim Battistette Cayres Maluf, do quinto ano do curso. Embora participe da viagem pela segunda vez, ele comenta que tudo é muito rico e interessante, inclusive no aspecto cultural. “No restaurante, foi legal notar que os garçons são poliglotas, falam todas as línguas que você possa imaginar.”

               A viagem a Itaipu foi coordenada pelos professores Vânia Érica Herrera e Fábio Marciano Zafra.

Bovespa

               A Bolsa de Valores de São Paulo, a Bovespa, foi tema de duas visitas. No dia 10/8, foram os alunos de Administração, sob a coordenação das professoras Vânia Cristina Pastri Gutierrez e Roberta Ferreira dos Santos. No dia 16/8, foi a vez da turma de Ciências Contábeis, coordenada pelo professor Rogério Canaciro.

               Deoclides J. dos Santos Filho, do terceiro ano de Administração, conta que a visita foi marcante. Algumas características chamaram sua atenção, como a metodologia de trabalho utilizada atualmente pela Bolsa. “No passado, eram comum vermos aquele grande número de pessoas falando ao mesmo tempo, mas agora tudo é informatizado, ágil e eficaz”, assinala. “Para nós, futuros administradores de empresas, foi muito importante sentir aquele clima de resultados e negócios do mercado brasileiro.”

 

CONARH 2013

               No dia 19/8, alunos dos cursos de Gestão em Recursos Humanos e Processos Gerenciais, todos do quarto termo, estiveram no 39º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, o CONARH 2013, acompanhados pela professora Adriana Moraes Nogueira de Oliveira.

            O estudante André Mogui, de Processos Gerenciais, conta que aprendeu bastante com as palestras e fez muitos contatos na feira, com vistas a futuros estágios e empregos. “Há muitas inovações no ramo de RH e no gerenciamento de pessoas, que vêm mudando rapidamente o modo de trabalho nas empresas”, opina. André relata que ficou emocionado com a palestra do maestro João Carlos Martins, “um exemplo de superação” para todos.

Monique Cicotoste, de Gestão de Pessoas, também gostou da experiência, “tanto no lado profissional, quanto no estudantil”. Ela destaca a palestra sobre coaching, ministrada por José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). “Pude perceber que coaching nada mais é do que a junção de diversas áreas do conhecimento, como administração, psicologia, programação neurolinguística, gestão de pessoas, filosofia e outras, todas amplamente testadas, aplicadas e comprovadas, mas sempre buscando a essência de cada pessoa”. Monique também destaca a palestra sobre liderança, de José Luiz Tejon, e a exposição do maestro Martins. “Na feira, fiquei encantada com as grandes empresas, cheias de ideias inovadoras e criatividade para atrair a atenção do público”, conclui.

 

Mês que vem tem mais

               Na próxima edição, confira a cobertura de novas visitas.

 






Maratona de Programação
Univem recebeu fase regional da Maratona de Programação 2013
Seminário
19º Seminário Internacional de Ciências Criminais teve presença do Univem
Solidariedade
Projeto Univem Alegria
Direito
Brasília sob a ótica jurídica
Audiências simuladas
Prática jurídica e integração

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br