Edição (ANTERIOR) de Setembro de 2013.


Carreira em TI

Vem aí a 1ª Olimpíada de Informática para alunos do ensino médio

Evento é uma promoção do Univem e da Asserti. Objetivo é identificar futuros talentos e inspirar os jovens para as carreiras de TI
 


 Em 2013, o mercado de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil tem apresentado números três vezes maiores que o seu Produto Interno Bruto (PIB). A informação é da consultoria IDC e mostra que, contraditoriamente, o país convive com um déficit de cerca de 39,9 mil profissionais de tecnologia. Até 2015, o número deve crescer para 117 mil vagas em aberto. De acordo com a IDC, essa carência de recursos humanos se deve especialmente a três fatores: rápida expansão das empresas de infraestrutura e tecnologia do país; adoção acelerada de serviços de TI pela iniciativa privada e pelo setor público; e a ocorrência da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016.

Outra pesquisa, divulgada no início deste ano, no CareerCast.com, site norte-americano especializado em empregos, aponta as profissões de Engenheiro de Software e Analista de Computação no ranking das dez mais requisitadas nos Estados Unidos. Na mesma época, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicou levantamento que situa a carreira de Analista de TI como a que mais gerou postos de trabalho no Brasil entre 2009 e 2012. De cada cem postos criados nesse período no país, tendo como requisito a formação de nível superior, 16 correspondiam à carreira de analista de TI.

Atentos a esse cenário, a Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (Asserti) e o Univem estão promovendo a 1ª Olimpíada de Informática para alunos do ensino médio e técnico, com o objetivo de identificar futuros talentos e inspirar os jovens para a carreira nas áreas da TI. A organização do evento é dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem.

A olimpíada vai verificar os conhecimentos desses estudantes nas áreas de lógica computacional e programação de computadores, premiando os que obtiverem as melhores colocações. Aos participantes, será oferecida uma capacitação prévia nos conteúdos exigidos durante a competição.

As inscrições devem ser feitas pelo site (www.univem.edu.br/olimpiada) até o dia 30/9. A premiação aos melhores colocados será realizada em uma solenidade no dia 23/10, no salão nobre do Univem, durante a abertura da VI Semana de Tecnologia da Informação da instituição.






Ex-aluno
O prazer de advogar e os desafios da defensoria pública
Solidariedade
Projeto Univem Alegria
Design Gráfico
Docente de Design Gráfico apresenta trabalho
Seminário
19º Seminário Internacional de Ciências Criminais teve presença do Univem
Debate
Univem participa de debate sobre redução da maioridade penal no Colégio Cristo Rei

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br