Edição (ANTERIOR) de Outubro de 2013.


Direito

Marx, Direito e Arte: Um diálogo contemporâneo

O auditório Shunji Nishimura foi palco do II Colóquio “Marx, Direito e Arte: Um diálogo contemporâneo”, no dia 2/10.
 


                O evento contou com atividades variadas, todas organizadas pelos alunos do primeiro ano de Direito, como parte do conteúdo ministrado na disciplina “Economia Aplicada ao Direito”, da professora Daniela Marinho.

               A docente explica que o evento teve dois objetivos centrais: demonstrar que é possível contextualizar os autores clássicos com os conflitos vivenciados pela sociedade na atualidade e, também, produzir conhecimento pelos próprios alunos. “A intenção é superar um paradigma dos cursos jurídicos, de que os discentes são preparados apenas para assimilar as doutrinas e aplicá-las”, ressalta.

Trabalho coletivo

               Os alunos do 1º ano A noturno abriram o evento com um vídeo sobre a vida e a obra de Marx. Em seguida, os do 1º ano A diurno encenaram uma peça teatral, mostrando a exploração burguesa em relação ao proletariado ainda nos dias de hoje. Na sequência, dois estudantes do 1º B fizeram uma exposição sobre as principais ideias do conhecido livro escrito por Karl Marx, “Manifesto Comunista”. Para finalizar, a turma do 1º C entrou no palco cantando e tocando uma música de sua autoria, intitulada “Somos a força existente para um mundo doente".

               Na plateia, familares e amigos dos alunos aplaudiram com entusiasmo as apresentações.

               A professora Daniela comenta que o mais interessante foi poder observar as categorias teóricas estudadas em sala de aula em todas as apresentações, com uma linguagem contemporânea e também divertida, como no caso do teatro. 






COMPSI/Univem
Presença na ASCrypto 2013
Pesquisa
Mestrado e graduação unem-se na pesquisa
Biblioteca
Noite de autógrafos marcou a VII Semana da Biblioteca do Univem
Expodesign
Cores, criatividade, tecnologia, ação!
Ciências Contábeis
Avaliação diferente

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br