Edição (ANTERIOR) de Outubro de 2013.


COMPSI/Univem

Presença na ASCrypto 2013

Luan Cardoso dos Santos e Guilherme Rodrigues Bilar, do terceiro ano de Ciência da Computação, passaram por uma experiência marcante neste mês.
 


             De 17 a 20 de outubro, expuseram suas pesquisas num importante evento internacional, a ASCrypto 2013 (Advanced School on Cryptology and Information Security in Latin America), iniciativa do Comitê Gestor Latincrypt (Latincrypt Steering Committee), em parceria com a Fapesp. Os alunos foram contemplados com bolsa pela organização do evento e ainda foram apoiados financeiramente pelo COMPSI/Univem.

            Realizada em Florianópolis, a ASCrypto 2013 é um evento bianual iniciado em 2011, para promover pesquisas cientificas de criptografia, oferecendo atividades que envolvem  diversos assuntos da área, como algoritmos, criptografia, protocolos e aplicações de segurança. O principal tema da edição de 2013 foi o Post-Quantum Cryptography (PQC), método matemático computacional que possibilitaria a quebra dos principais sistemas criptográficos atuais, como é o caso do sistema criptográfico de chave pública. Entre outros temas que foram abordados, estão a criptografia homomórfica, as assinaturas baseadas em hash e a criptografia multivariada quadrática.

            Orientados pelo professor Fábio Dacêncio Pereira, Luan e Guilherme pesquisam a implementação do padrão de assinatura PAdES, que é um conjunto de extensões que viabilizam métodos de assinatura avançados em arquivos PDFs, proposto pelo ETSI (European Telecommunications Standards Institute). Este padrão de assinatura já foi adotado por países europeus e o governo brasileiro estuda sua possível implementação em processos nacionais, o que tornaria os documentos digitais seguros e confiáveis.

            Os dois alunos foram convidados para ministrar curso sobre programação Python durante a 6ª Semana de Informática 2013, na ETEC Antonio Devisate, e curso de Certificação Digital na VI Semana de TI do Univem. Guilherme é bolsista PIBIC, pelo CNPq.

 

 






Pesquisa
Apaixonados por pesquisa
Ciências Contábeis
Avaliação diferente
Um ano depois...
Parceria entre Univem e Boa Vista amplia pesquisas e oportunidades
Direito
Marx, Direito e Arte: Um diálogo contemporâneo
Pesquisa
Mestrado e graduação unem-se na pesquisa

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br