Edição (ANTERIOR) de Outubro de 2013.


Pesquisa

Mestrado e graduação unem-se na pesquisa

A história acadêmica de Lis Maria Bonadio Precipito tem a marca do Univem.
 


                Ela se graduou em Direito no final de 2011, já aprovada no exame da OAB. Durante a graduação, dentro da iniciação científica (IC), pesquisou os avanços tecnológicos e a violação de privacidade, orientada pelo professor José Eduardo Lourenço dos Santos. Para o TCC, decidiu pesquisar a função promocional do Direito no desenvolvimento humano, social e econômico, com a orientação do professor Lafayette Pozzoli.

               “Sempre gostei da pesquisa e a IC foi importante para eu perceber a autonomia e, ao mesmo tempo, a interdisciplinaridade de cada pesquisa e o amplo leque de possibilidades disponíveis”, diz. O tema acabou se transformando em seu projeto de ingresso no mestrado em Direito, no Univem, no início de 2012.

               Bolsista pela CAPES – órgão de fomento à pesquisa vinculado ao MEC -, Lis Maria dedica parte do seu tempo na instituição a orientar alunos de graduação que estejam fazendo IC ou TCC.

            Luana Pereira Lacerda, do quarto ano de Direito, uma das que se beneficiam da integração entre mestrado e graduação, conta com a orientação de Lis Maria. Apaixonada por pesquisa desde o início do curso, Luana já tem história para contar. “Quando entrei no curso, queria escrever sobre tudo, mas logo fui orientada pelo professor Lafayette a direcionar minhas pesquisas para a educação ambiental, um tema vibrante e muito atual”, conta a baiana de Caitité, próximo de Vitória da Conquista, que escolheu o Univem para estudar, a bordo de uma bolsa do ProUni. “Vi que o tema vinha ao encontro dos meus princípios, de defender a natureza”, comenta. No III Congresso de Pesquisa Científica, ela apresentou um trabalho sobre a importância da competência dos municípios na preservação ambiental.

               Lis Maria e Luana participam de um dos grupos de pesquisa da instituição, o GEP (Grupo de Estudos, Pesquisas, Integração e Práticas Interativas), liderado pelos professores Lafayette e Clarissa Chagas Sanches Monassa.

 






Expodesign
Cores, criatividade, tecnologia, ação!
Um ano depois...
Parceria entre Univem e Boa Vista amplia pesquisas e oportunidades
Ciências Contábeis
Avaliação diferente
Direito
Marx, Direito e Arte: Um diálogo contemporâneo
COMPSI/Univem
Presença na ASCrypto 2013

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br