Edição (ANTERIOR) de Outubro de 2013.


Ciências Contábeis

Avaliação diferente

No dia 17 de setembro, os alunos do terceiro ano de Ciências Contábeis vivenciaram uma experiência diferente.
 


 O professor Mário César L. Tedesco, da disciplina Análise e Consolidação das Demonstrações Contábeis, propôs que a avaliação do aprendizado fosse feita de forma alternativa. Em vez de prova, um seminário.

A turma foi dividida em oito grupos e todos pesquisaram uma empresa de lucro real, com todas as demonstrações contábeis exigidas pela legislação vigente. A partir destas informações, elaboraram as análises financeiras e econômicas, por meio do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, com destaque para os índices de liquidez, de endividamento, de atividade e de rentabilidade, culminando com a situação real da empresa naquele momento. A avaliação coube ao professor Mário e a uma convidada especial, a professora Marlene de Fátima Campos Souza, coordenadora do curso.

“O objetivo de uma atividade como essa é utilizar de maneira prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e evidenciar a importância do profissional contábil em gerar informações internas e externas, agregando valor em sua profissão”, enfatiza o docente. Para produzir o seminário, os alunos também entrevistaram profissionais da área.

 

Prata da casa

            Graduado em Ciências Contábeis e em Administração, pós-graduado em Controladoria e Finanças, todos cursados no Univem, o professor Mário também atua na ETEC Antônio Devisate e é gerente da Glassmar Indústria e Comércio de Fibra de Vidro.  






COMPSI/Univem
Presença na ASCrypto 2013
Pesquisa
Apaixonados por pesquisa

Prêmio Santander de Empreendedorismo
Expodesign
Cores, criatividade, tecnologia, ação!
Pesquisa
Mestrado e graduação unem-se na pesquisa

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br