Edição (ANTERIOR) de Outubro de 2013.

Prêmio Santander de Empreendedorismo

Alunos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Administração ficaram entre os 300 melhores do país
 


 Milhares de projetos inscreveram-se ao tradicional Prêmio Santander de Empreendedorismo de 2013, destinado aos alunos de graduação e de pós-graduação. Destes, 300 foram selecionados para a segunda fase, entre eles seis apresentados por estudantes do Univem, como você confere a seguir. O objetivo do prêmio é apoiar a criação e o desenvolvimento de projetos de estudantes com perfil e postura empreendedora, em cinco categorias: Biotecnologia e Saúde; Economia Criativa; Empresas de Base Tecnológica; Setores Tradicionais e Jovem Empreendedor Comunitário.

Embora não tenham passado às semifinais, que contam com 45 projetos, os resultados obtidos pelos estudantes do Univem são dignos de destaque. Passaram por uma peneira rigorosa para ficar entre os 300, após a avaliação de empresários e cientistas.

Conheça os projetos:

 

“DATEC Ambientes Personalizados”, autoria de Paulo Sérgio dos Santos Júnior, Oseas da Silva Melo e Sidnei Alcântara Dutra, todos de Administração, orientados pelos professores Luiz Eduardo Zamai e Elton Yokomizo. A proposta é criar um negócio para a personalização de ambientes residenciais e corporativos, utilizando equipamentos de alta performance em áudio e vídeo. “Por meio da venda dos equipamentos e da instalação personalizada, o serviço conta com projeto de arquitetura, elétrico e estético, de acordo com a necessidade do cliente”, detalham os alunos.

 

“Sistema de alerta de fadiga”, de Fernando Taira Yamashiro, de Sistemas de Informação, orientado pelo professor Adriano Bezerra. Trata-se de um monitor cardíaco com transmissor bluetooth, que atua em conjunto com um celular de sistema android, para acompanhar a frequência cardíaca do motorista durante sua viagem. “Se houver queda brusca de batimentos, que pode ser sinônimo de fadiga, o sistema dará o alerta”, exemplifica Fernando.

 

“Assinar.com”, de Leandro Yukio Mano Alves, de Ciência da Computação, orientado pelo professor Fábio Dacêncio Pereira. Trata-se da criação de uma empresa que atuará no ramo de tecnologia, oferecendo ao cliente comodidade na assinatura de seus documentos. “Devido à tendência de muitos serviços migrarem para o conceito de Web Service, surgiu a ideia de implementar um assinador digital”, descreve Leandro.

 

“Light: Acionamento remoto de lâmpadas via android”, de Paulo Sérgio de Freitas Jr., de Ciência da Computação, orientado pelo professor Maurício Duarte. A proposta é criar um sistema integrado que permite, de forma simples, controlar o status de todas as lâmpadas de uma residência de forma remota, a partir de um único equipamento. “É a aplicação prática do conceito de casa inteligente”, destaca.

 

Desenvolvimento de um chatterbot para e-commerce”, de Pedro Paulo Machado do Amaral, orientado pelo professor Ricardo Sabatine. Trata-se do desenvolvimento de uma ferramenta de auxílio no atendimento online aos clientes de uma determinada empresa. “A ferramenta utilizada são os agentes de conversação, os chatterbots”, explica Pedro Paulo.

 

Arquiteturas Computacionais Paralelas Específicas”, de Rafael Gasperetti, orientado pelo professor Ildeberto Bugatti. Trata-se de um processador com vários núcleos de processamento, que trabalham paralelamente. “A intenção é melhorar o processamento do computador, diminuindo a ociosidade do sistema”, resume Rafael.

 

 






Ciências Contábeis
Avaliação diferente
Pesquisa
Mestrado e graduação unem-se na pesquisa
Pesquisa
Apaixonados por pesquisa
COMPSI/Univem
Presença na ASCrypto 2013
Biblioteca
Noite de autógrafos marcou a VII Semana da Biblioteca do Univem

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br