Edição (ANTERIOR) de Fevereiro de 2014.


Boas Vindas

O ano já começou. Que seja rico em conhecimento e cidadania!

Na noite de 3 de fevereiro, os novos alunos do Univem foram recepcionados pelo reitor do Univem, Luiz Carlos de Macedo Soares, pró-reitores, coordenadores de curso, responsáveis pela Secretaria, Biblioteca e outros.
 


Macedo Soares deu as boas vindas a todos e passou a dica: “Conheçam os setores, os laboratórios, a biblioteca... aproveitem ao máximo tudo de bom que a instituição lhes oferece e façam um excelente curso. O tempo agora é de aprender!”
               A pró-reitora de Graduação, Profª. Drª. Raquel Cristina Ferraroni Sanches, fez questão de ressaltar: “Aproveitem bem os professores que a instituição possui, pois são todos ótimos e vão acompanhá-los em sua jornada.”

               Ao Jornal da Fundação, o reitor destacou os excelentes resultados obtidos pela instituição em 2013. O Univem recebeu nota 4 (escala de 1 a 5), Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade da educação superior aferido pelo MEC, que leva em consideração a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). O resultado coloca o Univem no grupo considerado como de “excelência” pelo MEC.

 

Trote Solidário
Em 2014, a Semana de Recepção aconteceu de 3 a 7 de fevereiro. Na apresentação institucional aos calouros, foi aberta a campanha de doação de produtos de limpeza, higiene pessoal e mantimentos destinados às entidades assistenciais. Cada curso foi convidado a fazer doações para entidades assistenciais específicas.
A semana contou com atividades culturais, como a apresentação da dupla sertaneja Wemerson e Guilherme no Centro de Convivência, no dia 3/2. Detalhe: Guilherme Cerântola Siqueira é aluno de Direito do Univem.
No dia 5, mais de 800 estudantes reuniram-se no auditório Aniz Badra, para ouvir os profissionais e voluntários do Hemocentro palestrarem sobre a importância da doação de sangue e de medula óssea. Ao final, os interessados inscreveram-se no Cadastro de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Márcio José Silva de Moraes e Ingrid Demori, calouros de Direito, não tiveram dúvida em atender ao chamado do Hemocentro e se cadastrar no REDOME. “Fiquei sensibilizada pela possibilidade de ajudar alguém”, disse Ingrid. “Queria ter me inscrito antes, mas agora o Univem nos propiciou esta oportunidade”, completou Márcio.
Para os interessados em doar sangue ou se cadastrar no REDOME, a dica é procurar o Hemocentro de Marília, que fica na Rua Lourival Freire, 240, telefone 14-3402.1851, doador@famema.br
Encerrando a semana, no dia 7/2, cerca de 20 alunos de Direito, membros do Projeto de Cidadania Proativa e Direito (PROATO), apresentaram uma peça teatral que retratou as relações de trabalho nos dias atuais.
 
A entrega
            Os produtos arrecadados foram entregues às entidades assistenciais no dia 21/2. A professora Silvana Festa Sabes, do curso de Ciências Contábeis, considera que a iniciativa trouxe aos alunos consciência social e sentimento de solidariedade. “Eles ficaram comovidos e foi nítido um processo de integração com as pessoas atendidas pelas entidades.”
            A estudante Fernanda Clemente Antunes Madureira, do 1º ano A de Direito diurno, foi a uma instituição que abriga idosos e conta que ficou emocionada com a experiência. “A iniciativa do Univem é maravilhosa e deveria ser adotada em todas as universidades, pois é uma excelente maneira de integrar os alunos e, ao mesmo tempo, contribuir com a comunidade. Às vezes, a correria diária nos faz esquecer o quanto é importante ajudar o próximo.”
            Juarez Pereira da silva, do 4º ano de Ciências Contábeis, também se emocionou ao conversar com os idosos. “Sabemos o quanto é difícil manter uma instituição e isso faz a nossa contribuição mais importante ainda.”
A Profª. Ms. Vivianne Rigoldi, coordenadora das atividades de recepção aos calouros do Univem, junto com as demais coordenadorias de curso, agradece a todos e destaca o papel do Trote Solidário. “Ao contrário de trotes violentos e que desrespeitam a integridade dos alunos, procuramos colocá-los em contato com a comunidade, por meio de ações sociais relevantes, e os resultados têm sido recompensadores.”






Aula inaugural
Mercado em expansão e boa formação sinalizam o caminho em TI
Ciências Contábeis
Prática acadêmica e cidadania
CEC
Você quer ser um profissional valorizado pelo mercado de trabalho? Invista em conhecimento!
Curso em Lisboa
Alunos e docentes do Univem participaram de curso sobre Direitos Humanos em Lisboa
Formaturas
O primeiro ano do resto de nossas vidas!

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br