Edição (ANTERIOR) de Fevereiro de 2014.


Administração

Alunos de Administração realizam ações voluntárias

Atividades beneficiaram nove entidades em Marília e região
 


                     Em novembro, um grupo de 51 alunos, à época no segundo semestre de Administração (turmas A e B), realizou ações voluntárias em nove entidades de Marília, Garça, Ocauçu, Paraguaçu Paulista e Pompéia. A atividade fez parte da disciplina de “Terceiro Setor e Responsabilidade Social”, ministrada pela professora Roberta Santos. “O objetivo foi incentivar os alunos a contribuírem com as entidades da sua comunidade, vivenciando na prática os conceitos aprendidos em sala de aula, além de promover o espírito de solidariedade”, explica a docente.

                    Ela avalia como muito boa a receptividade das ações entre os estudantes. Juliana de Azevedo Marciano Padovan e Victor Raphael Pedro, respectivamente das turmas A e B, confirmam a impressão da professora.
                    Victor, integrante do grupo que visitou o Centro Espírita Luz e Verdade, em Marília, conta que ficou impressionado com a entidade. “Eles trabalham fortemente tanto o aspecto físico quanto o psicológico, oferecendo palestras e outras atividades aos seus atendidos”, relata. Considerando o fato de que o Centro não recebe nenhuma ajuda governamental, funcionários e muitos voluntários se unem para arrecadar verbas e doação de alimentos, produzindo refeições aos domingos e cestas básicas para as famílias cadastradas. “Nossa atividade foi ajudar a realizar e a servir estas refeições”, lembra o estudante. “Ao fim dos trabalhos, fomos convidados a voltar sempre.”
                    Juliana comenta que já havia participado de ações semelhantes na empresa em que trabalha e também na faculdade, dentro do projeto Univem Alegria. “Por isso, quando a professora sugeriu o trabalho, me comprometi a incentivar ao máximo meus colegas, procurando mostrar a eles que o objetivo não era somente obter pontos na nota, mas sim adquirir a experiência de vida que a ação iria nos proporcionar.”
                    O grupo de Juliana esteve no Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente de Marília (CACAM) no feriado de 15/11. Contaram histórias, fizeram oficinas de artes, brincadeiras e esportes. Ao final das atividades, fizeram um café da tarde, com os quitutes e bebidas levados pelos próprios alunos. “A disposição dos meus colegas foi o que mais marcou neste dia. Todos queriam muito estar lá.”
 
 
Entidades beneficiadas e ações realizadas
• Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente de Marília  (CACAM): Doação de kits de higiene, atividades com as crianças e realização de um café da tarde.
• Centro Espírita Luz e Verdade – Marília: Entrega de café da manha e sopa para famílias carentes, auxílio na preparação das refeições.
• APAE – Pompéia: Realização de atividades recreativas com as crianças.
• Lar dos Velhos “Frederico Ozanan” – Garça: Atividades lúdicas com jogos que relembraram a infância dos idosos e estimularam o raciocínio lógico, a coordenação motora e a inteligência.
• Associação de Pais e Amigos da Natação (APAN) – Paraguaçu Paulista: Ajuda nas vendas e recepção de um brechó realizado pela entidade.
• Fundação Mansão Ismael – Marília: Conversa com idosos.
• Igreja Evangélica em Marília na Obra da Restauração: Ajuda na distribuição de lanches e sorvetes em festa realizada para as crianças da igreja.
• Escola Benito Martinelli – Marília: Atividades de pintura e criação de caixinhas de madeira, quadros e vasos, para crianças e adolescentes que frequentam o Programa Escola da Família.
• Escola Municipal de Educação Infantil Profª. Eloyde Rodrigues Caldeira – Ocauçu: Atividades de canto, hora do conto e brincadeiras no parque.
 
 





Estágio
Um pé no curso e outro no futuro
Ciências Contábeis
Prática acadêmica e cidadania
Boas Vindas
O ano já começou. Que seja rico em conhecimento e cidadania!
Formaturas
O primeiro ano do resto de nossas vidas!
CEC
Você quer ser um profissional valorizado pelo mercado de trabalho? Invista em conhecimento!

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br