Edição (ANTERIOR) de Fevereiro de 2014.


Mestrado

Computação mantém tradição de altos índices de aprovação em mestrados de ponta

No final de 2013, a turma de formandos em Ciência da Computação do Univem ampliou um percentual que já vem chamando a atenção desde a criação do curso: o alto número de aprovados em programas de mestrado nas melhores instituições do país.
 


                 Neste início de 2014, são oito.

Rafael Luiz de Macedo é um deles. Aprovado pelo Instituto Computacional da Unicamp, ele conta que o fascínio pela pesquisa começou já no segundo ano da graduação, quando desenvolveu seu primeiro projeto de iniciação científica, voltado para inteligência artificial. No decorrer do curso, concluído no final de 2013, ele desenvolveu atividades de monitoria, foi bolsista do Computing and Information Systems Reseradch Lab (COMPSI), ministrou minicursos e participou de eventos da área. “Tudo isso me conferiu uma boa bagagem para chegar ao mestrado”, enfatiza.

               Também graduado em 2013, Leandro Yukio Mano foi aprovado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação e Matemática Computacional (ICMC), na USP de São Carlos. Assim como Rafael, participou de projetos de iniciação científica, monitorias e em eventos nacionais na área, além fazer estágios importantes, como no Laboratório de Sistemas Integráveis e Tecnológico (LSI-TEC), no desenvolvimento do Assinador Digital ICP-Brasil, e no Centro de Inovação e Tecnologia da Boa Vista - Bvtec, onde realizou pesquisas e desenvolvimento de soluções com a utilização da assinatura e certificação digitais.

               Everton Simões da Motta, graduado em 2008, foi admitido pelo mestrado em Ciência da Computação da Unesp, campus de Bauru. Também fez projetos de iniciação científica durante a graduação, foi a congressos, assistiu palestras, apresentou minicursos, publicou artigos. “Com a base sólida que o Univem me ofereceu, tenho o privilégio de poder escolher qual carreira profissional seguir, tanto que, mesmo depois de vários anos trabalhando em empresas, quando decidi tentar o mestrado não tive grande dificuldade”, destaca.
            Matheus Pellegrini Fernandes, graduado no final do ano passado, passou na seleção do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSCar. Sua trajetória na graduação seguiu os mesmos passos dos colegas. “O desenvolvimento das atividades de pesquisa foi fundamental para a minha decisão de seguir o mestrado.”
Leandro, Rafael, Matheus e Everton partilham os mesmos planos para quando terminarem o mestrado: fazer o doutorado e apostar na pesquisa e na docência como vias profissionais. “As grandes empresas cada vez mais abrem espaço para pessoas habilitadas e qualificadas”, resume Leandro. 
Parabéns!
               O Univem parabeniza seus ex-alunos pelo ingresso no mestrado:
Rafael Luiz de Macedo (Unicamp)
an Mariano de Souza (Unicamp)
Matheus Pellegrini Fernandes (UFSCar)
Maria Carolina de Souza Santos (UFSCar)
Leandro Yukio Mano (USP - São Carlos)
Everton Simões da Motta (Unesp)
Ana Júlia Soares de Souza (USP - Lista de espera)
Mário Cleber Bidóia (Unesp - Lista de espera)
Luis Paulo Rodrigues Pastor (Unesp - Lista de espera)

 






Curso em Lisboa
Alunos e docentes do Univem participaram de curso sobre Direitos Humanos em Lisboa
Formaturas
O primeiro ano do resto de nossas vidas!
Aula inaugural
Mercado em expansão e boa formação sinalizam o caminho em TI
Ciências Contábeis
Prática acadêmica e cidadania
CEC
Você quer ser um profissional valorizado pelo mercado de trabalho? Invista em conhecimento!

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br