Edição (ANTERIOR) de Agosto de 2014.


Parque Tecnológico

Univem soma esforços com a Prefeitura na mobilização pelo Parque Tecnológico

O Univem deu novos passos para contribuir com a iniciativa.
 


Depois da reunião realizada em São Paulo, no dia 30/6/2014, quando uma caravana bauruense foi recebida pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelson Luiz Baeta Neves Filho, para discutir a implantação do Parque Tecnológico em Marília, o Univem deu novos passos para contribuir com a iniciativa.

Na reunião, Marília foi representada pelo prefeito Vinicius Camarinha, o secretário de Desenvolvimento do município Cássio Luiz Pinto Júnior, o reitor do Univem Luiz Carlos de Macedo Soares, os professores da instituição Elvis Fusco e Fábio Dacêncio Pereira, e o chefe de gabinete Ivan Evangelista Júnior. Na oportunidade, o prefeito havia destacado que a vocação para a indústria alimentícia, marcante na história mariliense, agora se faz acompanhar de uma nova vertente: a produção tecnológica. Camarinha fez questão de enfatizar que o pedido de implantação do Parque Tecnológico em Marília não tem apenas um caráter político, mas fundamentalmente está ancorado numa sólida base técnica.

O Prof. Dr. Elvis Fusco, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, expôs aos presentes um estudo de viabilidade do projeto “Parque Tecnológico de Marília”. Fusco, que também é presidente da Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia (ASSERTI), fez um breve histórico das ações do sistema local de inovação, começando pela criação do Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM), em 2000, fruto de uma parceria estratégica entre o Univem, a Prefeitura e o Sebrae/SP. Ele ressaltou, também, a criação do COMPSI, o centro de inovação do Univem, entre outras medidas.

O prefeito mariliense, por sua vez, anunciou que a prefeitura local já está destinando uma área de cerca de 300 mil m2 para o futuro Parque Tecnológico e para a instalação da ETEC, da FATEC e de uma unidade do Instituto Federal de Educação no município.

 

Novos passos

            O professor Elvis informa que o trabalho para a implantação do Parque Tecnológico não para. Ele e outros membros do Univem estão participando de reuniões regulares com a Secretaria de Desenvolvimento e o Sebrae/SP. O docente destaca um passo importante dado recentemente: o credenciamento do COMPSI e do CIEM junto ao SPTec (Sistema Paulista de Parques Tecnológicos), órgão da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

O reitor do Univem enfatiza a importância da parceria entre estado e município para que o sonho do Parque Tecnológico torne-se realidade. “O interesse de todos nós é ampliar o mercado de trabalho para os jovens e transformar Marília num grande polo educacional e de tecnologia, tornando a cidade um pilar no desenvolvimento regional.”

 

 

Raio X – Marília e região já são polo de TI

- Quantidade de empresas de TI: mais de 100

- Áreas de atuação: desenvolvimento de software e infraestrutura de TI

- Empregos diretos: 2.000

- Renda média do profissional de TI na região: R$ 5.000,00

- Crescimento anual da área de TI na região: 8%

- Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (ASSERTI): congrega as empresas de TI da região apoiando ações de aperfeiçoamento da qualidade dos produtos e serviços maximizando os resultados da indústria de TI da região.

- Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM): tem como missão contribuir com o apoio às Micro e Pequenas Empresas de Marília e região, incentivando o empreendedorismo e a integração com a comunidade e o meio acadêmico, promovendo o desenvolvimento sustentável e o melhor desempenho dos negócios. O CIEM é uma incubadora de base tecnológica e industrial, mantido pela parceria entre o Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem), Prefeitura Municipal de Marília e o Sebrae-SP.

 

(Fonte: Estudo elaborado pelos professores Elvis Fusco e Fábio Dacêncio Pereira)






Ação social
Alunos de Administração na Casa do Caminho
Sistemas de Informação
Aluna expõe trabalho em evento nacional de computação gráfica e processamento de imagens
47 anos de tradição
Um sonho tecido a muitas mãos
Engenharia de Produção
Grupo de Pesquisa da Engenharia de Produção comemora um ano com aprovação 12 trabalhos em eventos da área
Reitores Universia
III Encontro Internacional de Reitores: Univem presente!

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br