Edição (ANTERIOR) de Agosto de 2014.


Semana de TI

VII Semana de Tecnologia da Informação do Univem movimentou estudantes, profissionais e empresários do setor

De 8 a 13 de setembro, o Univem promoveu a sua VII Semana de Tecnologia da Informação, a Semanati, evento organizado pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, em parceria com o COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab)
 


 De 8 a 13 de setembro, o Univem promoveu a sua VII Semana de Tecnologia da Informação, a Semanati, evento organizado pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, em parceria com o COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab) e a ASSERTI (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação).

O evento, que já é tradição entre os profissionais, empresas e alunos da área de Tecnologia da Informação (TI) da região, esse ano trouxe algumas novidades, principalmente aos empreendedores em TI e àqueles aficionados por tecnologias de desenvolvimento para dispositivos móveis.

Empreendedorismo em TI, Lean Startup, Canvas, tendências de tecnologias para desenvolvimento de sistemas para Web e Dispositivos Móveis foram alguns dos temas tratados neste ano. “O objetivo foi proporcionar o intercâmbio tecnológico entre estudantes, professores, empresários e pesquisadores da área de Tecnologia da Informação”, destaca o Prof. Dr. Elvis Fusco, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. “As palestras procuraram evidenciar aspectos multidisciplinares, reforçando os elos temáticos presentes na matriz curricular dos cursos, bem como a atualização técnica dos alunos do Univem e do público em geral, a partir dos minicursos oferecidos durante o evento”, completa.

Uma das atrações foi a fase regional da Maratona de Programação, no dia 13/9, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e realizado em Marília pela terceira vez (veja box).

A novidade deste ano foi o Balcão de Mentoria. Empresários e profissionais da área ofereceram orientação gratuita aos interessados em montar negócios próprios na área de TI.

Durante o evento, o CIEM (Centro Incubador de Empresas de Marília), incubadora ligada ao Univem, Sebrae e Prefeitura Municipal de Marília, contou com um estande. O CIEM trouxe informações sobre o processo de incubação como forma de fomentar o empreendedorismo e a legalização de empresas na área de TI, com o objetivo de fortalecer a sustentabilidade econômica e o desenvolvimento social desses empreendimentos.

Como nas outras edições, neste ano a Semanati contou com o Recruting Semanati 2014, espaço destinado para as empresas exporem seus produtos e serviços e realizar o recrutamento de alunos e profissionais. Estiveram presentes grandes empresas, como a Boa Vista Serviços, Tray, Locaweb,  Life, Bredas, Smart Sistemas, Penze, Viking, BizCommerce, Mercosistem, Telecontrol, Acácia e OnClick, além do CIEM e da ASSERTI.

 






Parque Tecnológico
Univem soma esforços com a Prefeitura na mobilização pelo Parque Tecnológico
Sistemas de Informação
Aluna expõe trabalho em evento nacional de computação gráfica e processamento de imagens
47 anos de tradição
Um sonho tecido a muitas mãos
Engenharia de Produção
Grupo de Pesquisa da Engenharia de Produção comemora um ano com aprovação 12 trabalhos em eventos da área
Reitores Universia
III Encontro Internacional de Reitores: Univem presente!

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br