Edição (ANTERIOR) de Agosto de 2014.


Semana de TI

VII Semana de Tecnologia da Informação do Univem movimentou estudantes, profissionais e empresários do setor

De 8 a 13 de setembro, o Univem promoveu a sua VII Semana de Tecnologia da Informação, a Semanati, evento organizado pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, em parceria com o COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab)
 


 De 8 a 13 de setembro, o Univem promoveu a sua VII Semana de Tecnologia da Informação, a Semanati, evento organizado pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, em parceria com o COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab) e a ASSERTI (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação).

O evento, que já é tradição entre os profissionais, empresas e alunos da área de Tecnologia da Informação (TI) da região, esse ano trouxe algumas novidades, principalmente aos empreendedores em TI e àqueles aficionados por tecnologias de desenvolvimento para dispositivos móveis.

Empreendedorismo em TI, Lean Startup, Canvas, tendências de tecnologias para desenvolvimento de sistemas para Web e Dispositivos Móveis foram alguns dos temas tratados neste ano. “O objetivo foi proporcionar o intercâmbio tecnológico entre estudantes, professores, empresários e pesquisadores da área de Tecnologia da Informação”, destaca o Prof. Dr. Elvis Fusco, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. “As palestras procuraram evidenciar aspectos multidisciplinares, reforçando os elos temáticos presentes na matriz curricular dos cursos, bem como a atualização técnica dos alunos do Univem e do público em geral, a partir dos minicursos oferecidos durante o evento”, completa.

Uma das atrações foi a fase regional da Maratona de Programação, no dia 13/9, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e realizado em Marília pela terceira vez (veja box).

A novidade deste ano foi o Balcão de Mentoria. Empresários e profissionais da área ofereceram orientação gratuita aos interessados em montar negócios próprios na área de TI.

Durante o evento, o CIEM (Centro Incubador de Empresas de Marília), incubadora ligada ao Univem, Sebrae e Prefeitura Municipal de Marília, contou com um estande. O CIEM trouxe informações sobre o processo de incubação como forma de fomentar o empreendedorismo e a legalização de empresas na área de TI, com o objetivo de fortalecer a sustentabilidade econômica e o desenvolvimento social desses empreendimentos.

Como nas outras edições, neste ano a Semanati contou com o Recruting Semanati 2014, espaço destinado para as empresas exporem seus produtos e serviços e realizar o recrutamento de alunos e profissionais. Estiveram presentes grandes empresas, como a Boa Vista Serviços, Tray, Locaweb,  Life, Bredas, Smart Sistemas, Penze, Viking, BizCommerce, Mercosistem, Telecontrol, Acácia e OnClick, além do CIEM e da ASSERTI.

 






Reitores Universia
III Encontro Internacional de Reitores: Univem presente!
47 anos de tradição
Um sonho tecido a muitas mãos
Parque Tecnológico
Univem soma esforços com a Prefeitura na mobilização pelo Parque Tecnológico
Engenharia de Produção
Grupo de Pesquisa da Engenharia de Produção comemora um ano com aprovação 12 trabalhos em eventos da área
Sistemas de Informação
Aluna expõe trabalho em evento nacional de computação gráfica e processamento de imagens

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br