Edição (ANTERIOR) de Agosto de 2014.


Reitores Universia

III Encontro Internacional de Reitores: Univem presente!

Reitores de 1.277 universidades debateram no Rio os rumos do ensino superior
 


Reitores e presidentes de 1.277 instituições de ensino superior, de 34 países de todo o mundo, reuniram-se no Rio de Janeiro, entre os dias 28 e 29 de julho, para debater o futuro do ensino superior no III Encontro Internacional de Reitores Universia.

A conferência, organizada pelo Banco Santander, teve como tema “A universidade do século XXI: uma reflexão a partir da Ibero-América”, o que ressalta seu enfoque regional, embora também tenham sido convidados reitores de países africanos, asiáticos e europeus.

O Brasil, na condição de anfitrião, teve a maior participação, com 607 instituições universitárias públicas e privadas, seguido de México (187), Espanha (94) e Argentina (67). O reitor do Univem, Luiz Carlos de Macedo Soares, esteve presente.

Também tiveram uma ampla representação outros países latino-americanos, como a Colômbia (39 universidades), o Chile (35) e o Peru (33). Fora da região ibero-americana, os países com grande presença no encontro foram Reino Unido (52 universidades), Estados Unidos (24), China (21) e Polônia (15).

A reunião de reitores de Rio foi precedida por 20 meses de trabalhos preparatórios, que contaram com a contribuição de cerca de 100.000 universitários, que fizeram sugestões por meio da Internet para a elaboração da lista de temas e de sessões, segundo a organização.

Para estimular o papel da tecnologia como facilitador da aprendizagem e do ensino, os organizadores desenvolveram um aplicativo digital que foi usado durante o encontro e com o qual se pretende criar uma grande rede acadêmica em escala internacional.

Na agenda do encontro, houve duas sessões plenárias e 10 debates paralelos, que abordaram questões como a qualidade do ensino, pesquisa e inovação, financiamento dos centros educacionais superiores, a contribuição das universidades para o desenvolvimento social e o compromisso com o meio ambiente.

Também foram realizadas reuniões bilaterais entre universidades de diferentes países, com o objetivo de conseguir acordos de colaboração.

O encontro no Rio é o terceiro organizado pela Universia, rede de universidades patrocinada pelo Banco Santander, integrada por 1.216 instituições de educação superior de 23 países ibero-americanos, que contam com 14 milhões de alunos e professores.

Na opinião do reitor Macedo Soares, o encontro foi uma ótima oportunidade para ampliar e estabelecer novos relacionamentos com instituições brasileiras e também do exterior. “Estamos no caminho certo, investindo nos jovens e na qualidade do ensino brasileiro. Parabéns ao Santander e ao Universia”.

 

Carta Universia Rio 2014

Ao final do encontro, foi divulgada a “Carta Universia Rio 2014”, contendo a formulação de uma estratégia comum de atuação, formatada a partir 10 questões-chave. Trata-se de metas e compromissos para as instituições de ensino superior e para os responsáveis governamentais. O documento faz “um apelo para que sejam favorecidos os investimentos públicos e privados em educação, pesquisa, desenvolvimento e inovação, até ser alcançada uma percentagem do PIB similar à dos países com os sistemas universitários mais reconhecidos”.

Macedo Soares destaca a seriedade e a pertinência dos compromissos, enfatizando a incessante busca do Univem para estar em sintonia com os desafios descritos. Ele cita como exemplo a responsabilidade social e ambiental da instituição, a formação continuada dos professores, a garantia de qualidade do ensino e sua adequação às necessidades sociais, a melhoria da qualidade da pesquisa, entre outros aspectos.

 

Clique aqui para conferir a íntegra da Carta Universia Rio 2014






Ação social
Alunos de Administração na Casa do Caminho
Semana de TI
VII Semana de Tecnologia da Informação do Univem movimentou estudantes, profissionais e empresários do setor
Engenharia de Produção
Grupo de Pesquisa da Engenharia de Produção comemora um ano com aprovação 12 trabalhos em eventos da área
47 anos de tradição
Um sonho tecido a muitas mãos
Parque Tecnológico
Univem soma esforços com a Prefeitura na mobilização pelo Parque Tecnológico

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br