Edição (ANTERIOR) de Agosto de 2014.


Reitores Universia

III Encontro Internacional de Reitores: Univem presente!

Reitores de 1.277 universidades debateram no Rio os rumos do ensino superior
 


Reitores e presidentes de 1.277 instituições de ensino superior, de 34 países de todo o mundo, reuniram-se no Rio de Janeiro, entre os dias 28 e 29 de julho, para debater o futuro do ensino superior no III Encontro Internacional de Reitores Universia.

A conferência, organizada pelo Banco Santander, teve como tema “A universidade do século XXI: uma reflexão a partir da Ibero-América”, o que ressalta seu enfoque regional, embora também tenham sido convidados reitores de países africanos, asiáticos e europeus.

O Brasil, na condição de anfitrião, teve a maior participação, com 607 instituições universitárias públicas e privadas, seguido de México (187), Espanha (94) e Argentina (67). O reitor do Univem, Luiz Carlos de Macedo Soares, esteve presente.

Também tiveram uma ampla representação outros países latino-americanos, como a Colômbia (39 universidades), o Chile (35) e o Peru (33). Fora da região ibero-americana, os países com grande presença no encontro foram Reino Unido (52 universidades), Estados Unidos (24), China (21) e Polônia (15).

A reunião de reitores de Rio foi precedida por 20 meses de trabalhos preparatórios, que contaram com a contribuição de cerca de 100.000 universitários, que fizeram sugestões por meio da Internet para a elaboração da lista de temas e de sessões, segundo a organização.

Para estimular o papel da tecnologia como facilitador da aprendizagem e do ensino, os organizadores desenvolveram um aplicativo digital que foi usado durante o encontro e com o qual se pretende criar uma grande rede acadêmica em escala internacional.

Na agenda do encontro, houve duas sessões plenárias e 10 debates paralelos, que abordaram questões como a qualidade do ensino, pesquisa e inovação, financiamento dos centros educacionais superiores, a contribuição das universidades para o desenvolvimento social e o compromisso com o meio ambiente.

Também foram realizadas reuniões bilaterais entre universidades de diferentes países, com o objetivo de conseguir acordos de colaboração.

O encontro no Rio é o terceiro organizado pela Universia, rede de universidades patrocinada pelo Banco Santander, integrada por 1.216 instituições de educação superior de 23 países ibero-americanos, que contam com 14 milhões de alunos e professores.

Na opinião do reitor Macedo Soares, o encontro foi uma ótima oportunidade para ampliar e estabelecer novos relacionamentos com instituições brasileiras e também do exterior. “Estamos no caminho certo, investindo nos jovens e na qualidade do ensino brasileiro. Parabéns ao Santander e ao Universia”.

 

Carta Universia Rio 2014

Ao final do encontro, foi divulgada a “Carta Universia Rio 2014”, contendo a formulação de uma estratégia comum de atuação, formatada a partir 10 questões-chave. Trata-se de metas e compromissos para as instituições de ensino superior e para os responsáveis governamentais. O documento faz “um apelo para que sejam favorecidos os investimentos públicos e privados em educação, pesquisa, desenvolvimento e inovação, até ser alcançada uma percentagem do PIB similar à dos países com os sistemas universitários mais reconhecidos”.

Macedo Soares destaca a seriedade e a pertinência dos compromissos, enfatizando a incessante busca do Univem para estar em sintonia com os desafios descritos. Ele cita como exemplo a responsabilidade social e ambiental da instituição, a formação continuada dos professores, a garantia de qualidade do ensino e sua adequação às necessidades sociais, a melhoria da qualidade da pesquisa, entre outros aspectos.

 

Clique aqui para conferir a íntegra da Carta Universia Rio 2014






47 anos de tradição
Um sonho tecido a muitas mãos
Sistemas de Informação
Aluna expõe trabalho em evento nacional de computação gráfica e processamento de imagens
Ação social
Alunos de Administração na Casa do Caminho
Semana de TI
VII Semana de Tecnologia da Informação do Univem movimentou estudantes, profissionais e empresários do setor
Parque Tecnológico
Univem soma esforços com a Prefeitura na mobilização pelo Parque Tecnológico

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br