Edição (ANTERIOR) de Agosto de 2014.


47 anos de tradição

Um sonho tecido a muitas mãos

Fundação Eurípides completa 47 anos de tradição, modernidade, qualidade e responsabilidade social
 


 A Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha, mantenedora do Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem, acaba de completar 47 anos. Embora jovem, a instituição já conquistou lugar de destaque na história da cidade e da região.

            No dia 8 e agosto de 1967, nas notas do 1º Tabelionato de Marília, foi lavrada a escritura de constituição da Fundação, que levou o nome do cidadão Eurípides Soares da Rocha, já falecido à época.

            A autorização para o funcionamento das duas faculdades iniciais (Ciências Contábeis/Administração e Direito) veio em 1970. No início, os cursos funcionavam em dependências do Educandário Bezerra de Menezes, até que houve a doação de um terreno de 6,91 alqueires, em 1971. Como a procura era grande, logo os cursos alcançaram independência financeira, o que contribuiu para que a construção do prédio fosse acelerada. 

Naqueles primeiros tempos, os alunos não podiam contar com a tecnologia que hoje enriquece as aulas e facilita muito o aprendizado. Era o famoso tempo da saliva e do giz.

            E onde estava o diferencial competitivo, então? Naquela época, como é até hoje na Fundação Eurípides, nome pelo qual ficou conhecida entre os alunos, o diferencial sempre esteve na qualidade e no conhecimento dos professores que ministram as aulas.

            O surgimento da Fundação foi produto do sonho e da luta de cidadãos, espíritas por convicção e pela prática do evangelho, agindo sempre movidos por ideais maiores. Esta história, com nomes dos seus ilustres e respeitados personagens, consta no livro “Marília – Sua terra, sua gente”, do saudoso e também pioneiro Paulo Corrêa de Lara, disponível nas bibliotecas da cidade e da Fundação.

            Assim como ele, centenas de outras pessoas – alguns anônimos, outros conhecidos –  fizeram e fazem parte da trajetória de sucesso da instituição. A semente da Fundação foi plantada e regada com a vontade e a garra de todos. Que continue produzindo frutos e alimentando os anseios de Marília e região: ensino de qualidade e comprometido com os interesses da comunidade.

 

 

Carta aberta aos colaboradores e parceiros,

Parabéns a todos pelos 47 anos da Fundação Eurípides

 

            Na oportunidade em que comemoramos 47 anos de atividades no ensino superior brasileiro, venho até vocês para externar, em nome dos meus pares da mantenedora, os sinceros agradecimentos pela dedicação e apoio na condução de uma das melhores instituições de ensino do Brasil. Se temos o respeito do mercado quando do ingresso de novos alunos nos cursos mantidos pela Fundação Eurípides - Univem, se temos o diferencial de manter o alto índice de empregabilidade dos nossos alunos e egressos, se temos a parceria de renomadas instituições, nacionais e privadas, na promoção de ações relevantes, é porque o histórico dos investimentos, nas pessoas e na estrutura física, apresenta um saldo de resultados que são sinônimo de qualidade.

É sempre bom estar ao lado de pessoas que respeitam o próximo e a vida, em todos os seus planos e sentidos. É sempre bom estar entre profissionais vencedores, que atuam em sintonia com a nossa Missão e com os valores confessionais que nos inspiram.

Feliz e realizado. É assim que me sinto nestes 20 anos que estou à frente da presidência da Fundação, sendo 10 destes acumulando o cargo de reitor do Centro Universitário - Univem.

Todos nós, mantenedores, agradecemos às pró-reitoras, aos coordenadores e coordenadoras, aos funcionários administrativos e aos queridos mestres pela dedicação, comprometimento e zelo profissional, que são notoriamente percebidos pela comunidade.

A todos que estão presentes neste momento, aos que por aqui passaram e também deixaram a sua contribuição, aos nossos pioneiros e à comunidade: MUITO OBRIGADO!

Parabéns, Fundação! Parabéns, Marília!

 

Luiz Carlos de Macedo Soares

Presidente da mantenedora e reitor do Univem

 

 

 

Falam os dirigentes

 

               “A Fundação Eurípides é uma instituição que marcou a história de nosso município, bem como a vida de muitos de seus moradores, que aqui encontraram a oportunidade de construir novos conhecimentos, conquistar sucesso profissional e pessoal. Com seus professores e entre seus muros, muitos sonhos foram e continuam sendo conquistados! Parabéns a todos que fizeram e fazem parte dessa história!”

Raquel Cristina Ferraroni Sanches, pró-reitora de Graduação.

 

O trabalho desenvolvido com seriedade, o compromisso com o ensino de qualidade e a responsabilidade social constituem a função principal de sua existência. A instituição é marcada em sua trajetória pela transformação de vidas por meio de uma política de ensino que busca a formação profissional e a inclusão social, contribuindo para o desenvolvimento das pessoas e da comunidade de forma ampla. Parabéns!”

Marlene de Fátima Campos Souza, pró-reitora Administrativa e coordenadora do curso de Ciências Contábeis.

 

               “O olhar do pai é sempre no sentido de ver o futuro de seu filho, sempre lhe desejando o melhor. E o Univem, depois de 47 anos, pode constatar que os frutos idealizados por seus fundadores estão sendo colhidos da melhor forma possível, com um ensino de qualidade e com a inserção de seus formados em todas as carreiras de importância na sociedade. Parabéns a todos que realizam esse sonho todos os dias... há 47 anos!”

Edinilson Donisete Machado, coordenador do curso de Direito.

 

“Na qualidade de profissional e educador, tenho o privilégio de fazer parte de uma instituição educacional que prima pela qualidade, inovação e respeito com os seus colaboradores e, principalmente, seus alunos. Parabéns a todos pelos nossos 47 anos.”

Eduardo Rino, coordenador do Instituto Superior de Tecnologia (IST) do Univem.

 

               “Estou nesta grande família há 13 anos. Aqui desenvolvo constantemente o verdadeiro sentido da solidariedade, do trabalho sério, do compromisso com a educação de qualidade, com a inovação e o desenvolvimento profissional dos jovens. É uma enorme satisfação fazer parte da história do Univem e dos seus 47 anos.”

Elvis Fusco, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

 

“Ao longo dos seus 47 anos de existência, o Univem formou e continua formando grandes profissionais, que atuam em grandes empresas de renome nacional e internacional. Sempre primou pela excelência e qualidade de ensino, nunca deixando de inovar e se adequar às novas demandas do mercado, num processo constante de melhoria contínua. Desde alunos, ex-alunos, professores, funcionários e dirigentes, todos temos orgulho de Ser Univem!”

Vânia Érica Herrera, coordenadora dos cursos de Administração e de Engenharia de Produção

 

              

               “Os 47 anos de vida da Fundação Eurípides representam uma parte de

Marília. Aliás, mais do que isto, os raios do conhecimento produzidos no Univem estenderam-se pelo país, servindo de sustentação ao desenvolvimento nas diversas áreas do saber, notadamente no campo do Direito, sem esquecer do Programa de Mestrado em Direito no interior paulista. Sou eternamente grato aos mantenedores, por me proporcionarem espaço para exercer a bela profissão de professor, associada à gestão acadêmica.”

Lafayette Pozzoli, coordenador do Programa de Mestrado em Direito do Univem

 

 

Tantos amigos...

O Univem agradece às dezenas de mensagens recebidas de ex-alunos, autoridades do município e da região, gente conhecida e gente anônima. Todos parte desta grande história de amor à educação, que chega aos seus 47 anos, e que terá muitos novos capítulos pela frente!

 






Reitores Universia
III Encontro Internacional de Reitores: Univem presente!
Ação social
Alunos de Administração na Casa do Caminho
Sistemas de Informação
Aluna expõe trabalho em evento nacional de computação gráfica e processamento de imagens
Parque Tecnológico
Univem soma esforços com a Prefeitura na mobilização pelo Parque Tecnológico
Engenharia de Produção
Grupo de Pesquisa da Engenharia de Produção comemora um ano com aprovação 12 trabalhos em eventos da área

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br