Edição (ANTERIOR) de Julho de 2015.


ATIVIDADE CIENTÍFICA

Compsi/Univem realiza workshop em parceria com o Instituto de Computação da Unicamp

Docentes e estudantes universitários dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação estiveram no dia 1º de junho no campus da Unicamp (Universidade de Campinas) participando do workshop promovido pelo Instituto de Computação da Unicamp.
 


 O treinamento aconteceu em Campinas e consistiu num momento estratégico para a aquisição de conhecimento para os acadêmicos do Univem.

Na avaliação do professor doutor Fábio Dacêncio Pereira, coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão do Univem, o Napex, a parceria entre o Compsi, laboratório de pesquisa ligado aos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, e o Laboratório de Pesquisa em Redes de Sensores da Unicamp, é mais uma conquista. “Desta forma, o Compsi, o laboratório do Univem, se posiciona como um dos melhores centros de pesquisa do Brasil”, enfatizou. O professor Fábio Dacênciou lembrou que o Compsi mantém parceria com outros laboratórios de pesquisa como o WINDIS/UFscar, DCOMP/UFS e LSITEC/USP, entre outros.

Segundo o coordenador do curso de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, professor doutor Elvis Fusco, o objetivo da parceria é o desenvolvimento colaborativo de projetos de pesquisa entre os alunos da Unicamp e do Univem. “Esta aproximação entre as instituições deve fomentar o ingresso de alunos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem nos programas de mestrado e doutorado da Unicamp. Nos últimos dois anos, acadêmicos do Univem já estão realizando mestrado e doutorado na Unicamp”, observou (Veja matéria sobre o ingresso de estudantes do Univem nos programas de pós na página 12 desta edição).

Dentre os projetos apresentados, destacam-se os trabalhos da área de Interface Humano-Computador, liderado pelo professor Leonardo Botega, que mantém projeto com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de um sistema computacional de inteligência para apoiar o alto comando desta entidade. O professor Botega destacou que a parceria foi celebrada no mês de maio e o workshop foi a primeira atividade realizada entre as instituições. Na análise do professor doutor Leandro Villas, coordenador do laboratório de redes de sensores da Unicamp, esta parceria vai alavancar os resultados das pesquisas realizadas entre os alunos da Unicamp e do Univem. 






PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
Univem lança oito novas obras em parceria com a Unicuritiba
Maratona
Acadêmicos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação disputam de Maratona de Programação
NOVAS FRONTEIRAS
Compsi:5 anos de pesquisa e extensão a serviço da comunidade
COMUNIDADE ACADÊMICA
Procurador Geral de Rondônia é ex-aluno da Fundação Eurípides Soares da Rocha
RADAR
Reitor vai receber título de Cidadão Benemérito

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br