Edição (ANTERIOR) de Julho de 2015.


COM A PALAVRA, O REITOR

Quanto mais desafios se apresentarem, mais oportunidades teremos para exercitar os nossos talentos e construir novos caminhos

Tenho refletido muito sobre a verdadeira função da universidade, no contexto acadêmico e perante a sociedade.
 


 Sei que uma das nossas prioridades é gerar e compartilhar o conhecimento, promover a pesquisa e as mudanças na sociedade, ao mesmo tempo em que promovemos a evolução moral, através da conscientização dos profissionais em formação sobre as suas responsabilidades sociais. Aprendi durante esta jornada que abracei após me aposentar do Ministério Público, assumindo as funções de presidente da mantenedora da Fundação Eurípides Soares da Rocha e, posteriormente, de reitor do Centro Universitário Eurípides de Marília, que é preciso promover a riqueza, do ponto de vista material e espiritual.

Mas tive a graça de entender que a verdadeira riqueza não está na quantidade de bens que o indivíduo possui, ou mesmo na sua empresa, mas no menor número de necessidades que o seu trabalho e as suas atitudes podem gerar. Somos um todo, o que fazemos aqui, reflete no universo, se fazemos bem feito, todos se beneficiam, se deixamos a desejar, comprometemos a nós e aos que confiam em nós.

Este é o ponto que quero destacar nesta noite, a relação de confiança que existe entre todos os presentes. Uma verdadeira organização se constrói a partir das pessoas e se alimenta dos sentimentos da fraternidade e da prosperidade coletiva.

Tivemos um semestre cheio de desafios, que bom. Quanto mais desafios se apresentarem, mais oportunidades teremos para exercitar os nossos talentos e construir novos caminhos, sempre trazendo mais companheiros para somar esforços, gerando mais empregos,  bem estar e saúde e promovendo o desenvolvimento em todas as suas dimensões.

Nosso Mestrado obteve  a Nota 4, nosso IGC foi igualmente 4, nosso curso de Direito foi Nota Máxima, mais de 90% dos alunos estão integrados ao mercado de trabalho, nossos alunos sendo aprovados nos melhores mestrados das federais, ou fazendo parte das melhores empresas de tecnologia de ponta, a pesquisa de campo realizada pelos alunos dos cursos superiores de tecnologia, com a parceria da ACIM, está sendo base de informação para angariar benefícios e mais desenvolvimento para a comunidade do bairro Santa Antonieta, alunos dos cursos de Contábeis, de Administração e de Engenharia de Produção se apresentam em postos de trabalho nas empresas de renome, de Marília e de toda a região, o Núcleo de Prática e Empreendedorismo, central que cuida com muito carinho dos estagiários e dos novos ingressantes no mercado de trabalho continua apresentando maior demanda externa, ou seja, nossos alunos estão podendo escolher entre as várias oportunidades que as empresas oferecem e continuam a oferecer, com o detalhe importante que boa parte dos contratos de estágios se tornam contratos efetivos, a produção literária da coletânea Univem continua em alta, e faço aqui uma menção especial a dedicação do professor Lafayette e professor Teófilo, pelo empenho neste trabalho de incentivar novos escritores, a incubadora de empresas, parceria com a Prefeitura Municipal e com o Sebrae, continua apresentando saldo positivo, devolvendo com lucros e dividendos os recursos investidos pela iniciativa pública, e o melhor, gerando inovação; nossos passos rumo a conquista do Parque Tecnológico para Marília continuam firmes e bem estruturados, temos as nossas contas em dia, a folha de pagamento em dia, mantemos rigoroso controle do fluxo de caixa, com muito esforço e planejamento, contornamos a séria questão das mudanças de regra do FIES e outros meios de financiamento estudantil, implementadas pelo governo federal sem prévio aviso e, mesmo com todas estas dificuldades mantemos o nosso compromisso estatutário e social de conceder 20% de bolsas carência para os comprovadamente carentes , sendo que poderia listar mais uma série de resultados positivos neste balanço parcial.

Esta série de ações mencionadas impactam em primeiro lugar as pessoas e, por consequência, todo o meio em que elas vivem e trabalham.

Na parte física, não menos importante, nossa casa recebeu melhorias e manutenção que impactam no bem estar de todos os alunos, dos que aqui trabalham e os nossos visitantes. Pintamos o prédio, instalamos sistema de ar refrigerado nas salas de aula, um conforto há muito reivindicado pelos alunos e docentes, adequamos nossas instalações às novas regras de segurança dos bombeiros, instalamos o sistema de orientação e mobilidade para deficientes visuais contarem com maior autonomia, trocamos pisos, instalamos novos conjuntos de banheiros, todos com receptivo adequado para deficientes físicos, instalamos o sistema informatizado de chamadas e do plano de aula em todas as salas, atualizamos a nossa frota de veículos para transporte de docentes e da equipe administrativa.

Neste ano de ajustes sociais rigorosos, de cenário político muito conturbado, de previsões futuras com fortes indicadores de maior rigor fiscal sobre o setor produtivo, o que certamente vai impactar na economia e no planejamento orçamentário familiar, a educação continua sendo prioridade. Sábia é a afirmação de que devemos estar preparados para quando as oportunidades surgirem, o ontem bem planejado, gera a segurança e o bem estar do amanhã.

Como o passado é apenas preparatório e o presente é sempre um novo ponto de partida, é o futuro que dever ser alvo dos nossos pensamentos e de nossa energia. Neste encerramento do primeiro semestre celebramos as vitórias e novas conquistas, mas como manda o bom planejamento, já estamos nos debruçando sobre as ações para o segundo semestre.

Formando profissionais altamente capacitados e com visão humanista, acredito sim, que teremos um país cada vez melhor para todos. Desafios estão aí para que sejam superados, contribuindo para a nossa formação e o aperfeiçoamento moral.

Boas férias!   

 

Luiz Carlos de Macedo Soares, Reitor do Univem e Presidente da Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha

(Discurso proferido pelo reitor durante o jantar de confraternização do 1º semestre de 2015)






TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Univem sedia festival latino-americano e contribui para fortalecimento do software livre
ATIVIDADE CIENTÍFICA
Compsi/Univem realiza workshop em parceria com o Instituto de Computação da Unicamp
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
Univem lança oito novas obras em parceria com a Unicuritiba
EDUCAÇÃO CONTINUADA
Aula com o professor Eduardo Alvim encerra curso de atualização ao CPC
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
Grupo de Ciências Contábeis desenvolve amplas estudos para pesquisas acadêmicas

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br