Edição (ANTERIOR) de Julho de 2015.


TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Univem sedia festival latino-americano e contribui para fortalecimento do software livre

Centro universitário dissemina cultura alternativa na tecnologia da informação e visa integrar academia, mercado e profissionais da área
 



Software livre é qualquer programa que pode ser copiado, usado, modificado e redistribuído de acordo com as necessidades de cada usuário. Só pode ser considerado livre softwares que atendam estas quatro formas de liberdade. Além do Centro de Documentação do Univem, que contará com o software livre de gerenciamento de documentos, o GED, a instituição, mantida pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha, recorre à plataforma Moodle para assegurar o ambiente de educação à distância e o software livre DSpace que permitiu a instituição criar o Univem Aberto, repositório institucional digital que contém toda publicação acadêmica e científica de alunos e professores. “Além do custo zero, a principal vantagem é a possibilidade de acesso ao código-fonte, permitindo a personificação, como também contribuindo para a redução de dependências das empresas desenvolvedoras de softwares proprietários”, contextualiza o analista de redes e telecomunicações, Cairo Gomide. Gomide, que é gerente de Tecnologia de Informação do Univem, comentou que para o gerenciamento eletrônico de documentos, a instituição realizou diversas avaliações em produtos, sendo que alguns deles com grande potencial para atender perfeitamente as necessidades do setor. “Contudo, ficaríamos totalmente dependentes para uma solução que deve ser perpétua”, analisou. Durante o Flisol 2015, que aconteceu no Univem no dia 25 de abril, das 8h30 às 13h00, houve oportunidade para a instalação de softwares livres, palestras, workshop e minicursos. “Foi possível esclarecer dúvidas e conhecer diversas soluções que a cultura do software livre apresenta para empresas, escolas, instituições, governo e, como não poderia ser diferente, para o uso pessoal da tecnologia”, mencionou o docente e coordenador do evento, Leonardo Botega. Assim, o Flisol 2015 chega para ampliar a formação dos universitários apresentando novas possibilidades para empresas, comunidade e profissionais. O evento foi organizado pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, através do Computing and Information Systems Resource Lab, o laboratório Compsi e teve apoio da Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (Asserti).






COMUNIDADE ACADÊMICA
Procurador Geral de Rondônia é ex-aluno da Fundação Eurípides Soares da Rocha

Café Filosófico aborda o constitucionalismo
ATIVIDADE CIENTÍFICA
Compsi/Univem realiza workshop em parceria com o Instituto de Computação da Unicamp
NOVAS FRONTEIRAS
Compsi:5 anos de pesquisa e extensão a serviço da comunidade
RADAR
Reitor vai receber título de Cidadão Benemérito

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br