Edição (ANTERIOR) de Março de 2016.


Palestra

Técnicos do Governo do Estado palestram sobre Ambientes de Inovação para comunidade acadêmica do Univem

Assessores técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado realizaram uma palestra para toda comunidade acadêmica do Univem para dar detalhes sobre o credenciamento do CITec-Marília e do Ciem.
 


Os decretos que credenciam o Citec -Marília e o Ciem pelo Governo do Estado foram publicados no Diário Oficial do dia 19 de dezembro de 2015 e o Univem será a entidade gestora. A palestra realizada no auditório Shunji Nishimura, teve a presença do prefeito Vinícius Camarinha e foi aberta pelo reitor do Univem, Luiz Carlos de Macedo Soares.
O reitor afirmou que o credenciamento abre um canal de contato com o Governo do Estado e novos empreendedores. “O Univem será a entidade gestora e tivemos apoio incondicional do prefeito Vinícius e as secretarias municipais que não mediram esforços, além do vice-governador Márcio França. Poucas as cidades podem contar com ambientes de inovação e empreendedorismo como esses”, disse o reitor.
 
O prefeito Vinícius Camarinha disse que vê com muito entusiasmo o credenciamento do Citec-Marília e do Ciem, tendo o Univem como entidade gestora. “Em um momento de muita dificuldade do país, firmamos parceria com o Univem e uma oportunidade de crescimento para o município investir em inovação, empreendedorismo e tecnologia. É mais um passo para o nosso parque tecnológico”, disse.
 
A palestra realizada no auditório Shunji Nishimura do Univem, foi ministrada pelos assessores técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Margareth Lopes Leal e Fernando Batolla Júnior. Eles falaram sobre o tema “Política Governamental para inovação e competitividade”.
“Marília já tem um polo de tecnologia consolidado e recebeu o credenciamento à rede em tempo recorde. O ambiente de inovação deve ser um vetor de desenvolvimento sustentável no ambiente que está inserido”, disse Margareth Leal.
Um Centro de Inovação Tecnológica é um empreendimento que concentra, integra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços ao processo de inovação tecnológica das empresas, constituindo-se, também, em espaço de interação empresarial-acadêmica para o desenvolvimento de setores econômicos.
 
O professor Elvis Fusco, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, explicou que o projeto nasceu há alguns anos na instituição e com apoio da reitoria e do poder público chegou ao credenciamento pelo Governo do Estado. “Queremos que o Citec e o Ciem potencialize as ações de inovação e empreendedorismo da região com a sinergia do poder público, da pesquisa científica e tecnológica para apoiar o desenvolvimento e a competitiva do setor produtivo”, disse o professor.
 
Liderando o processo de empreendedorismo, pesquisa e inovação tecnológica na região de Marília, o Univem torna-se entidade gestora do CITEc-Marília, e possibilitará que empresas dos mais diversos setores (indústria, comércio e serviços) que tenham demandas de inovação em projetos de P&D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) encontre insumos necessários para implementar a melhoria de seus produtos, processos e serviços com a colaboração das entidades de ensino da região na pesquisa científica e tecnológica com o apoio de órgãos de fomento dos governos estadual e federal em editais específicos aos Centros de Inovação pertencentes à Sistema Paulista de Ambientes de Inovação do Governo de São Paulo. 
 

 






TI
Prefeito sanciona lei que reduz imposto para empresas de TI
Design Gráfico
Revista Café Espacial lança nova edição no Univem
Calouros
Univem recebe calouros com apresentação do “Terapeutas do Sorriso”
Intercâmbio
Intercâmbio valoriza a produção acadêmica e o conhecimento
Estágios
Núcleo de Prática profissional abre as portas do estágio

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br