Edição (ANTERIOR) de Junho de 2016.


INFORMAÇÃO

Diretores do Procon fazem palestra sobre endividamento

Foram abordadas questões à luz do Código de Processo Civil
 


O IST (Instituto Superior de Tecnologia) do Univem promoveu em maio no auditório Shunji Nishimura a palestra “Dívidas e Dúvidas” com Paulo Miguel (diretor de fiscalização do Procon de São Paulo), Carlos Alberto Estracine (diretor executivo do Procon de São Paulo) e Diógenes Donizete Silva (coordenador do Procon de São Paulo).

A palestra lotou o auditório e os estudantes assistiram atentamente às informações prestadas pelos especialistas. A situação econômica do país mostra índices altíssimos de endividamento da população e taxa de juros muito altas cobradas pelas instituições financeiras. Dessa forma, é necessário que os jovens tenham conhecimento do funcionamento do sistema financeiro para evitar o endividamento e evitar o consumo desnecessários de bens que podem trazer sérias complicações para o orçamento familiar ou pessoal.
Na palestra, os técnicos do Procon falaram sobre a diferença entre empréstimo e financiamento, legislação e os custos do dinheiro no Brasil, como a taxa de juros da poupança, dos empréstimos consignados, financiamento, cheque especial, cartão de crédito.
Foram abordadas questões à luz do Código de Processo Civil e as práticas abusivas no sistema financeiro brasileiro. Em sua fala, o diretor de fiscalização Paulo Miguel, mostrou que nos últimos anos aumentou em 400% a procura pelo PAS (Programa de Apoio ao Superendividado).
O PAS é um trabalho conjunto do Núcleo de Tratamento do Superendividado, da Fundação Procon-SP , que tem como objetivo auxiliar os consumidores com altos índices de endividamento, orientando e promovendo a renegociação de dívidas com os seus credores.“Hoje 40% das pessoas se endividam porque gastam mais do ganham e também contribuíram para esta situação o desemprego e a abertura de negócios que não deram certo por falta de um planejamento antecipado ”. Ao final da palestra, os alunos do Univem puderam aprofundar a discussões sobre pontos que mais chamaram a atenção e de casos pessoais.





CONGRESSO DA PAZ
Grupos de Trabalho apresentaram 220 artigos em várias áreas
DIREITO
Júri simulado trabalha obra de Machado de Assis
COMPUTAÇÃO
Pesquisa em Computação do Univem é apresentada em evento internacional
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Grupo de pesquisa do Univem promove aproximação entre empresa e academia
CONGRESSO DA PAZ
Caminhada da paz e plantio de lírios encerrou congresso

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br