Edição (ANTERIOR) de Junho de 2016.


COMPUTAÇÃO

Pesquisa em Computação do Univem é apresentada em evento internacional



Referência no desenvolvimento de pesquisas avançadas em Computação, os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem têm tido o reconhecimento da qualidade dessas pesquisas nas diversas publicações internacionais conseguidas pelos alunos e professores dos cursos.

A mais recente conquista aconteceu em abril, quando o Prof. Dr. Elvis Fusco, professor e coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, apresentou resultados de pesquisa na área de Big Data e Internet of Things (IoT) no evento International Conference on Internet of Things and Big Data que aconteceu na cidade de Roma na Itália em abril.
O evento internacional congrega os mais recentes avanços nas áreas de Computação e Sistemas de Informação, mais especificamente no desenvolvimento de tecnologias de Big Data e Internet das Coisas organizado pelo INSTICC (Institute for Systems and Technologies of Information, Control and Communication).
O Prof. Elvis Fusco explica que a pesquisa apresentada no evento intitulada como Semantic Agent in the Context of Big Data – Usage in Ontological Information Retrieval in Scientific Research utilizou conceitos da Web Semântica e Big Data para facilitar a recuperação dos resultados de pesquisas científicas nos principais portais da Internet e foi desenvolvida no COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab), laboratório de pesquisa mantido pelos cursos da área de Computação do Univem pelo aluno de Ciência da Computação, Caio Coneglian, sob orientação do Prof. Elvis Fusco.
Depois de atuar como estagiário no Centro de Inovação BVTec da empresa Boa Vista localizado no campus do Univem, Caio fez iniciação científica durante a graduação como bolsista Fapesp e atualmente faz mestrado em Ciência da Informação na Unesp de Marília.
Caio enfatiza que "a formação acadêmica em Computação obtida no Univem, o incentivo e as condições propícias para que os alunos desenvolvam pesquisas avançadas e a estrutura oferecida pelos laboratórios do Univem, favoreceram a obtenção dos resultados traduzidos em publicações nacionais e internacionais e o ingresso no mestrado da Unesp".
O Prof. Elvis lembra que este ano os alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação tiveram publicações internacionais nos eventos:
• 7th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics;
• 18th International Conference on Human-Computer Interaction;
• IoTBD, International Conference on Internet of Things and Big Data;
• 4th WorldCist – World Conference on Information Systems and Technologies;
• 22nd Iberchip Workshop.
Mais informações sobre as pesquisas e publicações dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem podem ser obtidas no site www.compsi.univem.edu.br.
 





DIREITO
Júri simulado trabalha obra de Machado de Assis
CONGRESSO DA PAZ
Caminhada da paz e plantio de lírios encerrou congresso
INFORMAÇÃO
Diretores do Procon fazem palestra sobre endividamento
INFORMÁTICA
III Workshop Compsi mostra produção científica e estimula novas pesquisas
INTEGRAÇÃO
Estudantes do ensino médio visitam Compsi do Univem

Artigos desta edição


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br