Página inicial Mapa do site Cadastro Área restrita Fale Conosco Login

Parceria


Logradouros de A a Z
 
  A B C D E F G H I
  J K L M N O P Q R
  S T U V W X Y Z  

Valor Histórico

 “Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos. Sem memória não existimos e sem responsabilidade, talvez, não devamos existir.” José Saramago


Pode uma cidade perder a sua memória? Sim, pode. Isso acontece sempre que permitimos que se destruam edifícios históricos ou nada façamos para evitar sua deterioração. Quando isso ocorre, parte de nosso passado desaparece para sempre. Perdemos a oportunidade de viver e trabalhar em um  rico ambiente que os antigos edifícios podem nos proporcionar e, pior que isso, perdemos a conexão com a história que nos ajuda a saber quem somos.

A população de uma cidade sem edifícios históricos, sem praças e ruas antigas, é apenas um conjunto de pessoas sem história, sem cultura e, por que não dizer,  sem identidade. Um bem cultural não precisa necessariamente oferecer um atrativo turístico, mas deve sempre merecer o cuidado por parte dos moradores da cidade.

Os bens históricos estabelecem uma ligação tangível com o nosso passado. Eles ajudam a nos orientar acerca do nosso lugar no tempo. Podemos aprender sobre o passado e, com a preservação dos bens históricos, podemos continuar a nos beneficiar das realizações de nossos antepassados.

Os bens históricos abrangem uma ampla variedade de formas como casas, fazendas, prédios públicos e comerciais. A paisagem em torno do edifício e o conteúdo do edifício, tais como móveis e equipamentos, também podem ser considerados parte do bem histórico.

Os bens históricos são um importante elemento no curso da nossa cultura através dos tempos. Uma criança que visita um edifício histórico aprende sobre o que este significa para o seu povo. Um morador da cidade que visita uma fazenda histórica aprende sobre o orgulho e o compromisso do trabalhador do campo de cultivar a terra. Os edifícios históricos também enriquecem o nosso conhecimento da tecnologia do passado, revelando-nos que materiais e soluções criativas foram empregados.

O que é histórico?

A idade é um critério para se determinar se um bem é histórico, porém ela precisa ser definida em termos relativos. Depende do bem considerado e de sua perspectiva no tempo. Também, para ser considerado histórico, um bem precisa ser significativo. Em geral, um bem é considerado significativo quando preenche um ou mais dos seguintes critérios:

Idade – um bem pode se tornar significativo pela sua idade.

Único ou Incomum – Alguns bens são incomuns, criativos ou únicos. Podem representar uma solução inovadora.

Exemplo relevante – um bem pode ser significativo porque é particularmente um bom exemplo na sua classe. Esta designação pode decorrer de seu desenho, da excelência da mão-de-obra empregada ou do material utilizado.

Raridade – Às vezes, um bem é um dos poucos que sobraram de sua época, e portanto, é significativo pelo que representa.

Ligado a uma personalidade famosa – alguns bens são significativos por guardarem conexão com os seus proprietários, arquitetos, construtores ou usuários que também tiveram destaque na história.

Associado a um evento histórico – os lugares onde aconteceram fatos históricos de grande impacto.

Não podemos perder os materiais físicos, as ideias, as habilidades e o conhecimento de nosso passado. Os edifícios históricos também são importantes para o nosso futuro e o futuro de nossos descendentes. Estes recursos precisam de proteção.

Cabe a cada um de nós a responsabilidade de tudo fazer para conservar estes bens e preservar seu valor histórico.


Contribuição: Marcos Hamada - Servidor do MPF