Webmail
Voltar ao início



 
home Home | sobre

Catálogo Institucional

Infra-estrutura de informática

Existência de rede de comunicação (Internet)

Todos os computadores dos Laboratórios de Informática estão interligados em rede através de servidores instalados na Instituição, dessa forma permitindo o acesso de todos os usuários devidamente cadastrados nesses servidores, e permitindo o acesso via Internet a todos esses computadores.

A rede é gerenciada pelo Setor de Suporte de Informática e as tarefas de instalação de software e sistemas operacionais são divididas entre os estagiários, supervisionados pelo referido setor. Dessa forma, cada estagiário é responsável por uma determinada tarefa e todos trabalham em conjunto.

Instalados em espaços físicos adequado, ambientes devidamente aclimatados, os laboratórios de informática, visando o conforto e bem estar dos seus usuários, contam também com mobiliário selecionado, considerando as normas e padrões de ergonomia.

Em termos de comunicação, todos os computadores estão interligados numa rede interna, possibilitando o compartilhamento de recursos bem como o acesso à Internet através de link IP Direto EMBRATEL – 2 Mbps.

Também, através do site do UNIVEM a comunidade acadêmica dispõe de uma série de serviços, dentre os quais:

-        e-mail do domínio da fundanet.br, podendo todos os alunos matriculados, dele utilizar-se, para comunicação com todos os órgãos colegiados, professores e demais setores da Instituição;

-        salas para fóruns de discussão, onde poderão ser discutidos temas de interesse variado, com a participação de professores da instituição, professores convidados e alunos;

-        área para FTP (File Transfer Protocol) onde serão encontradas publicações e apostilas, disponibilizadas pelos professores;

-        calendário com a programação do conteúdo programático das disciplinas que serão ministradas durante o ano letivo, trabalhos publicados pelos alunos etc.;

-        indicação de sites de interesse para pesquisas, jornais, publicações, órgãos governamentais, entre outras informações.

Acesso a equipamentos de informática pelos docentes

O UNIVEM disponibiliza recursos de informática aos seus docentes em diferentes locais: nos laboratórios, nas bibliotecas, sala de professores e em gabinetes de professores. Todos os micros têm acesso à Internet e serviços de impressão. Para cada professor de horário integral existe um computador para uso individual e os professores de horário parcial compartilham um micro para cada dois docentes.

Acesso a equipamentos de informática pelos alunos

O UNIVEM disponibiliza recursos de informática aos seus discentes (recursos de hardware e software), implementados de acordo com as necessidades de cada curso. Existem laboratórios específicos e compartilhados de informática entre os vários cursos, todos atendendo às aulas e às monitorias.

Os alunos possuem também acessos aos laboratórios fora dos horários de aulas, com acompanhamento de monitores (alunos). Além dos diferentes softwares, disponibiliza, ainda, a Internet e serviços de impressão controlado por cotas por aluno.


voltar