1583 1602 1036 1289 1100 1508 1352 1094 1215 1106 1334 1412 1104 1704 1011 1831 1951 1885 1162 1914 1960 1690 1892 1436 1502 1911 1342 1754 1388 1520 1525 1281 1256 1220 1277 1115 1097 1122 1340 1767 1897 1542 1574 1027 1406 1930 1280 1956 1033 1918 1669 1990 1869 1500 1433 1189 1824 1328 1457 1596 1903 1142 1652 1722 1599 1318 1909 1162 1410 1545 1183 1337 1489 1624 1703 1350 1406 1397 1293 1981 1048 1795 1846 1792 1640 1013 1889 1376 1881 1819 1301 1714 1223 1964 1143 1662 1261 1750 1613 UNIVEM - Mesmo com fim de desonerações, consumo permanece aquecido
Webmail
Voltar ao início



 
Pesquisa | por tema

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

home Home | noticias


Mesmo com fim de desonerações, consumo permanece aquecido

O fim da desoneração da linha branca em 31 de janeiro e da isenção do IPI para carros 1.0 no final do ano passado não reduziu o apetite dos consumidores por bens duráveis. A intenção de compra para o primeiro trimestre deste ano é a maior dos últimos 11 anos, aponta estudo realizado pelo Provar (Programa de Administração do Varejo). Na cidade de São Paulo, 77,2% pretendem adquirir ao menos um bem durável nos primeiros três meses de 2010, o maior percentual registrado desde o início da pesquisa, em outubro de 1999.

O índice representa um crescimento de 10,6% em relação ao primeiro trimestre de 2009, quando a intenção de compra era de 66,6%. Já na comparação com o quarto trimestre do ano passado houve acréscimo de 0,2% Foi a primeira vez na série histórica em que o primeiro trimestre de um ano teve alta frente ao quarto trimestre anterior.
A intenção de compra para a linha branca, de 10%, registrou crescimento de 2% em relação ao quarto trimestre de 2009, mesmo com o fim das desonerações em 31 de janeiro. A venda de veículos, que não têm mais isenção de IPI desde o fim do ano passado, mas permanecem com redução do imposto até 31 de março, seguiu pelo mesmo caminho. Dos paulistanos entrevistados, 7,6% dizem querer comprar um automóvel até o terceiro mês do ano, uma alta de 26,7% em relação ao quarto trimestre de 2009.

“O Brasil vive uma situação relativamente confortável. Pela primeira vez na história, uma crise internacional não solapou a economia brasileira. No varejo, as promoções continuam e os juros sofreram queda. Por tudo isso, mesmo com o fim das desonerações, as pessoas querem continuar comprando”, afirma Claudio Felisoni, coordenador geral do Provar.

Dentre as demais categorias analisadas pelo estudo, destacam-se nas intenções de compra os itens de cine e foto, com 14%, seguidos pelos produtos de informática, com 13,2%, e o segmento de telefonia e celulares, com 12%.

Em relação ao quarto trimestre, as categorias que apresentaram o maior crescimento da intenção de compra foram os eletroportáteis (46,2%), material de construção (32,5%), automóveis (26,7%) e telefonia e celulares (13,2%).

Para o segundo trimestre, no entanto, a expectativa é que haja uma desaceleração no ritmo de consumo do paulistano. “Provavelmente, até o meio do ano, o governo irá subir a taxa de juros básica e, com o dólar em alta, é possível termos uma desaceleração. Ainda assim, 2010 deve ser um ano de crescimento significativo no consumo”, projeta Felisoni.

Na internet
A intenção de compras pela internet também permanece bastante alta. Quase 87% dos entrevistados (86,8%) declaram querer comprar pelo menos um dos segmentos consultados pela pesquisa. Comparado ao quarto trimestre de 2009, houve aumento de 0,9%.

Em relação ao quarto trimestre de 2009, os segmentos de CDs, DVDs, livros e revistas tiveram as altas mais expressivas, de 56,4%, 50,2% e 14,7%, respectivamente.
Fonte: G1

voltar

Últimos eventos | imagens