Mesmo com fim de desonerações, consumo permanece aquecido
O fim da desoneração da linha branca em 31 de janeiro e da isenção do IPI para carros 1.0 no final do ano passado não reduziu o apetite dos consumidores por bens duráveis. A intenção de compra para o primeiro trimestre deste ano é a maior dos últimos 11 anos, aponta estudo realizado pelo Provar (Programa de Administração do Varejo). Na cidade de São Paulo, 77,2%pretendem adquirir ao menos um bem durável nos primeiros três meses de 2010, o maior percentual registrado desde o início da pesquisa, em outubro de 1999.
O índice representa um crescimento de 10,6% em relação ao primeiro trimestre de 2009, quando a intenção de compra era de 66,6%. Já na comparação com o quarto trimestre do ano passado houve acréscimo de 0,2% Foi a primeira vez na série histórica em que o primeiro trimestre de um ano teve alta frente ao quarto trimestre anterior. A intenção de compra para a linha branca, de 10%, registrou crescimento de 2% em relação ao quarto trimestre de 2009, mesmo com o fim das desonerações em 31 de janeiro. A venda de veículos, que não têm mais isenção de IPI desde o fim do ano passado, mas permanecem com redução do imposto até 31 de março, seguiu pelo mesmo caminho. Dos paulistanos entrevistados, 7,6% dizem querer comprar um automóvel até o terceiro mês do ano, uma alta de 26,7% em relação ao quarto trimestre de 2009.
“O Brasil vive uma situação relativamente confortável. Pela primeira vez na história, uma crise internacional não solapou a economia brasileira. No varejo, as promoções continuam e os juros sofreram queda. Por tudo isso, mesmo com o fim das desonerações, as pessoas querem continuar comprando”, afirma Claudio Felisoni, coordenador geral do Provar.
Dentre as demais categorias analisadas pelo estudo, destacam-se nas intenções de compra os itens de cine e foto, com 14%, seguidos pelos produtos de informática, com 13,2%, e o segmento de telefonia e celulares, com 12%.
Em relação ao quarto trimestre, as categorias que apresentaram o maior crescimento da intenção de compra foram os eletroportáteis (46,2%), material de construção (32,5%), automóveis (26,7%) e telefonia e celulares (13,2%).
Para o segundo trimestre, no entanto, a expectativa é que haja uma desaceleração no ritmo de consumo do paulistano. “Provavelmente, até o meio do ano, o governo irá subir a taxa de juros básica e, com o dólar em alta, é possível termos uma desaceleração. Ainda assim, 2010 deve ser um ano de crescimento significativo no consumo”, projeta Felisoni.
Na internetA intenção de compras pela internet também permanece bastante alta. Quase 87% dos entrevistados (86,8%) declaram querer comprar pelo menos um dos segmentos consultados pela pesquisa. Comparado ao quarto trimestre de 2009, houve aumento de 0,9%.
Em relação ao quarto trimestre de 2009, os segmentos de CDs, DVDs, livros e revistas tiveram as altas mais expressivas, de 56,4%, 50,2% e 14,7%, respectivamente. Fonte: G1