1328 1668 1057 1856 1671 1572 1835 1012 1039 1171 1488 1093 1587 1552 1322 1693 1309 1674 1773 1827 1275 1377 1439 1252 1471 1010 1749 1412 1272 1685 1239 1993 1543 1152 1468 1124 1358 1311 1551 1192 1350 1331 1320 1279 1683 1412 1106 1233 1649 1161 1156 1357 1890 1595 1660 1727 1249 1769 1416 1130 1241 1034 1117 1638 1148 1914 1254 1789 1745 1605 1660 1410 1646 1114 1660 1059 1276 1004 1869 1089 1473 1778 1588 1338 1705 1877 1851 1451 1921 1316 1078 1813 1020 1937 1365 1123 1959 1280 1387 UNIVEM - Taxa de empregos deve crescer em 2010
Webmail
Voltar ao início



 
Pesquisa | por tema

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

home Home | noticias


Taxa de empregos deve crescer em 2010

O Ministério do Trabalho prevê a criação de dois milhões de empregos formais para 2010. Setores como contrução civil e indústria devem impulsionar este crescimento. Aliás, em São Paulo, o emprego na indústria já começou o ano em recuperação. Segundo dados divulgados pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o segmento registrou saldo positivo de 12 mil vagas em janeiro, alta de 0,42% na comparação com dezembro - nos dados com ajuste sazonal.

Outro fator que permite uma previsão otimista são os inúmeros setores da economia que têm alcançado recordes de produção e vendas, sinalizando que o país já retomou seu crescimento. Aliás, esta rápida recuperação do Brasil frente à crise tem chamado a atenção de investidores de todo o mundo, que aumentam seus negócios em nosso país.

Frente a estes dados, o Consultor e Especialista em Desenvolvimento de Novos Negócios, Renato Senatore, afima que os brasileiros devem se preparar para aproveitar o cenário, seja para conquistar um emprego ou uma promoção. "O ano de 2010 começa muito promissor para os trabalhadores. O momento é de agregar valor. Isto é, as oportunidades de conquistar uma vaga ou ascender na carreira estão aí, mas só serão aproveitadas por quem realmente for capaz de somar valor à empresa contratante", destaca.

Atualmente, apesar da redução das taxas de desemprego nos últimos anos, ainda há muita gente buscando seu lugar no mercado. Muitos destes são profissionais qualificados, o que significa que a concorrência está grande e acirrada. Para enfrentar estas disputas, Senatore sugere que a primeira coisa a fazer é criar diferenciais competitivos. "O candidato a um emprego ou à uma promoção deve avaliar sua "concorrência". Isto é, identificar nos demais suas forças e fraquezas. Depois, compará-las com seus próprios conhecimentos e habilidades", indica.

Estudar as empresas contratantes é uma boa estratégia complementar. É importante descobrir as necessidades dessas organizações, o que elas buscam ou precisam para que seus negócios sejam mais competitivos, lucrativos. "Comparando seus conhecimentos com os dos outros candidatos e depois confrontado-os com as necessidades das empresas, o candidato conseguirá enxergar claramente quais são suas habilidades de maior valor, assim como identificará quais conhecimentos e habilidades precisa desenvolver para se diferenciar dos demais e aumentar suas chances", conclui Senatore.

Depois de identificar os pontos que precisam de maior atenção, é hora de estudar os assuntos em que precisa aprender, melhorar ou se atualizar. Ler o máximo que puder a respeito e participar de cursos e workshops sobre estes temas são boas opções. "Ajuda externa também contribui muito: converse com amigos ou consultores de gestão de carreira", pontua o consultor que, por acreditar na importância da capacitação contínua, oferece cursos de curta duração.

"Meus programas tem duas características básicas e que os fazem capazes de agregar imenso valor aos alunos: os conteúdos são atualizados, apresentando os conceitos e ferramentas mais modernos sobre o assunto abordado, são ministrados a partir de uma metodologia prática, na qual o aluno trabalha em sua própria necessidade", ressalta.
Dentre os cursos oferecidos pelo especialista, os mais procurados no momento são os estratégicos e os que desenvolvem a criatividade, como:

• "Marketing Estratégico" (destinado não só a profissionais de marketing, mas também a gestores que desejam aumentar sua competitividade a partir de ações mais estratégicas),
• "Análise de tendências de mercado" (saber o que está mudando no mundo, no mercado e nos consumidores é importante para todos que influenciam as diretrizes da empresa),
• "Business Plan Vencedor"(ensina a analisar o mercado, planejar estratégias e definir ações capazes de facilitar o sucesso da empresa e/ou produto),
• "Criatividade Empresarial" (ensina como desenvolver e aplicar a criatividade nos mais diversos departamentos da empresa, possibilitando melhor desempenho de cada um).
Fonte: www.administradores.com.br

voltar

Últimos eventos | imagens