1134 1696 1307 1740 1337 1068 1758 1969 1339 1080 1428 1789 1705 1212 1356 1083 1228 1290 1956 1366 1631 1710 1020 1814 1874 1285 1351 1934 1100 1721 1013 1839 1201 1708 1210 1167 1010 1650 1795 1613 1115 1008 1389 1083 1302 1274 1147 1490 1623 1567 1127 1157 1082 1860 1301 1853 1960 1822 1176 1454 1747 1295 1058 1230 1717 1391 1921 1753 1110 1212 1918 1429 1961 1201 1505 1668 1527 1112 1201 1656 1364 1610 1960 1778 1015 1490 1177 1643 1327 1531 1323 1751 1389 1961 1187 1773 1103 1560 1769 UNIVEM - Copa do Mundo dá força à expansão de lojas temáticas de futebol em 2010
Webmail
Voltar ao início



 
Pesquisa | por tema

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

home Home | noticias


Copa do Mundo dá força à expansão de lojas temáticas de futebol em 2010

No ano passado, as lojas que vendem produtos para torcedores de futebol ignoraram a crise. O segmento se prepara para um forte crescimento em 2010, auxiliado não só pelo otimismo maior da economia, mas também pela Copa do Mundo da África do Sul, que deixará o esporte ainda mais em evidência.

Somente a rede Poderoso Timão deverá abrir mais 40 lojas até o fim do ano, de acordo com André Giglio, sócio-diretor da consultoria Francap, responsável pela gestão da franquia criada em parceria com o Corinthians em 2008. Arede fechou o ano passado com 60 lojas, todasna região Sudeste.

A vantagem de trabalhar com times específicos é que o torcedor costuma ser um cliente fiel. "O mercado de futebol é uma coisa mais perene. Quando eu tenho um torcedor, ele vai ser torcedor por muito tempo", diz o Giglio.

Na opinião do executivo, o avanço desse tipo de negócio reflete um amadurecimento dos hábitos de consumo do brasileiro. “Há algum tempo a gente ia comprar tênis para a escola e as opções eramum Bamba branco, um Rainha pretoou um Kichute e só. Hojevocê tem muitas lojas com especialização maior e consumidores mais informados”, afirma o executivo.

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Ricardo Forte, proprietário há 15 anos da Santos Mania e há cinco da Times Mania, dedicada a produtos do São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos, diz que o mercado está aos poucos sendo descoberto.A rede mais antiga do empresáriotem cinco lojas em Santos, a "novata" Times Mania tem quatro unidades e deve chegar a dez até 2014.


“Aceleramos a expansão em razão da Copa do Mundo e abrimos três lojas novas em 2009”, diz Forte, que prevê crescimento de 25% nas vendas em 2010. Para ele, os "bons ventos" começaram a chegar há cerca de cinco anos sobre o mercado de produtos futebolísticos, antes dominado pelapirataria.


Com a legalização do mercado, expande-se o portfólio de produtos oferecidos aos torcedores. Atualmente, são muitos os produtos vendidosno varejo–além tradicionais camisas, também são oferecidos itens comocanecas, cuecas, lingeries e até anéis de diamante.

Para serem considerados "oficiais", os produtos precisam ter o selo de aprovação do clube.Oempresário Fausto Barbieri Filho, proprietário da Naturali Sport, de Campinas (SP), contaque bateu na porta das diretorias de diversos timespara licenciar roupas íntimas com motivos dos clubes.

Barbieri Filho, quecompete no mercado de lingerie há mais de 17 anos,viuseu faturamento quadruplicar desde que adotou a estratégia, há dois anos. Em 2009, a receita da Naturali atingiu R$ 1,5 milhão.

Atualmente, ele fabricacuecas e lingeriecom estampas de times famosos, como Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo, São Paulo, Portuguesa, Ponte Preta, Guarani, São Paulo, Inter e Grêmio.

Dinheiro aos clubes

Para conseguir a aprovação dos clubes, é preciso atender critérioscomo qualidade, escala eparticipaçãonasvendas. O G1 apurou que, em 2009, o São Paulo Futebol Clube faturouoequivalente a 10% da receita obtida a partir davenda de produtos licenciados nas lojas Sao Store, criadas pelo próprio timeem parceria com a Reebok, em 2008.

O objetivo da rede, segundo o vice-presidente de marketing do São Paulo, Júlio Casares, évender produtos de valor agregado, mais difíceis de serem pirateados e que garantem uma maior receita.

Na capital paulista, a Sao Storetem unidades nos shoppings Paulista, Center Norte, Ibirapuera e na luxuosa rua Oscar Freire, referência em marcas de alto padrão. A estimativa de Casares é de que mais três sejam abertas este ano no interior do estado, e quatro fora de São Paulo até 2011.

Ampliar Foto Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Loja da rede Sao Store na Rua Oscar Freire, em São Paulo. (Foto: Divulgação)

Na Poderoso Timão, parte das vendas também enriquece o orçamento do clube. "Quem compra em uma das lojas [da Poderoso] está ajudando o time",garante Giglio.

Franquias

Odiretor- executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Camargo, diz acreditar que adotar o modelo de franquias para esse tipo de negócio é a forma ideal para acelerar o crescimento das redes, a exemplo do desempenho da Poderoso Timão.


“A tendência é que essas redes se convertam em franquias, até porque facilita trabalhar em cada estado, considerar os aspectos regionais”, diz Camargo.Ele prevê que a tendência é que o mercado de lojas temáticas de times de futebol se expanda mais rapidamente em cidades onde estão localizados clubes mais “fortes”, como São Paulo, Porto Alegre, Rio, Salvador eRecife.

Para Camargo, outroseventos podem fortalecer o mercado, como a confirmação dos rumores de queWorld Tennis, por meio de seu controlador, o grupo Vahrcav, negocia a comprada Roxos e Doentes, rede de lojas especializada em artigosde vários clubes nacionais e internacionais de futebol. "Isso daria estrutura e metodologia [da World Tennis] para ampliar o negócio da Roxosmais rapidamente." Fonte: G1

voltar

Últimos eventos | imagens