1130 1473 1880 1686 1266 1432 1755 1004 1918 1842 1444 1921 1961 1345 1552 1274 1386 1856 1371 1323 1222 1891 1868 1642 1588 1025 1795 1142 1866 1477 1930 1213 1009 1812 1441 1992 1961 1777 1372 1762 1205 1258 1258 1469 1449 1359 1864 1365 1418 1612 1042 1783 1782 1308 1730 1022 1205 1953 1056 1379 1529 1851 1582 1282 1063 1812 1662 1566 1018 1983 1936 1866 1054 1804 1939 1135 1954 1091 1843 1293 1427 1246 1315 1993 1037 1582 1513 1511 1249 1788 1189 1779 1603 1503 1938 1512 1022 1030 1552 UNIVEM - Melhora da economia estimula alta da audiência de sites de Educação e Carreiras
Webmail
Voltar ao início



 
Pesquisa | por tema

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

home Home | noticias


Melhora da economia estimula alta da audiência de sites de Educação e Carreiras

Outros fatores influenciaram a economia mais equilibrada, o aumento das vagas de trabalho e o interesse comum por informações sobre educação e carreiras são os principais motivos para a elevação da audiência de sites que abordam os assuntos.

Para o analista de mídia do Ibope Nielsen Online, José Calazans, outros fatores refletem no aumento dessa audiência, como o início de concursos públicos e também a volta às aulas.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto, a audiência dos sites de Educação e Carreiras cresceu 9% em março. Ao todo, 23,4 milhões de pessoas acessaram esse tipo de conteúdo na web, contra 21,4 milhões de fevereiro, considerando os acessos feitos no trabalho e em domicílios.

No acuulado do ano (dezembro de 2009 a março deste ano), os sites dessa categoria de informação registraram crescimento de 19,1%.

Crescimento atrelado à melhora do mercado de trabalho
Calazans acredita que o resultado pode estar atrelado à melhora do mercado de trabalho, já que a maior oferta de vagas eleva a procura. Apesar disso, ele considera que o aumento da audiência nessa época do ano é normal. “Por conta da volta às aulas, normalmente esses sites crescem em audiência”, justifica.

Mas ele lembra que não é só isso. “No ano passado, por exemplo, a internet não crescia tanto quanto cresce hoje”, lembrou o analista. Calazans explica que o aumento do número de usuários da web eleva a audiência da rede de modo geral.

No caso da categoria Educação e Carreiras, o crescimento em números absolutos foi maior neste ano que no ano passado, também por conta do aumento da base de usuários.

O crédito também influenciou no aumento da audiência dos sites de maneira geral. “Com a queda do crédito, menos pessoas compraram computadores no ano passado”, explica.

Educação x Carreiras


Considerando apenas os acessos residenciais, Calazans calcula que o aumento foi de 17% entre dezembro de 2009 e março deste ano, na comparação com o mesmo período anterior (dezembro de 2008 e março de 2009).


Segmentando a análise, somente sites de Carreiras – aqueles que oferecem vagas e abrigam currículos – cresceram 27% no período. Já os sites sobre Educação – os específicos e os que contêm informações sobre o tema – cresceram 32% na análise entre os dois períodos.

“Acredito que o aumento dessa audiência não é de hoje”, diz Calazans. “As pessoas procuraram antes e continuam procurando por esse tipo de informação”, conclui o analista.

Sites mais acessados


A pesquisa do Ibope também constatou aumento na audiência de sites de outras categorias em março. O de Viagens e Turismo foi o que cresceu mais: 13%. Ainda assim, não supera a audiência da categoria Educação e Carreiras em números absolutos de usuários. No terceiro mês do ano, sites de Viagem e Turismo registraram o acesso de 18,6 milhões de usuários, contra os 16,4 milhões de fevereiro.


A categoria Ocasiões Especiais – que oferecem produtos e serviços, como cartões e mensagens de felicitação - também cresceu em procura, principalmente influenciado pelo Dia Internacional da Mulher. Ao todo, 9 milhões de usuários acessaram sites desse tipo, uma elevação de 11,1%.

Outras categorias também registraram incremento em março: automotivo (8,4%), Governo e entidades sem fins lucrativos (7,6%) e família e estilo de vida (6,5%).


voltar

Últimos eventos | imagens