O total de reclamações feitas ao Procon saltou de 656 em maio para 1.171 em junho, um crescimento de 78,5%. O repentino e considerável aumento é atribuído, principalmente, ao início dos atendimentos prévios via telefone, que sozinhos representaram 41,5% das reclamações.
“Basicamente o que começamos a fazer foi prestar atendimentos no momento em que o consumidor se depara com o problema ou dúvida, por exemplo, no ato de fechar um contrato”, explica Guilherme Moraes, coordenador do Procon.
No último mês, a liderança do ranking de reclamação foi reassumida pelo segmento “telefonia fixa”, responsável por 92 dos atendimentos. Na sequência aparecem “banco comercial”, com 90 reclamações, “telefonia celular”, que deixou a primeira posição com 75 atendimentos, e “cartão de crédito”, com 64.
O segmento “curso de informática”, que vem ganhando espaço mês a mês no ranking negativo, é um dos que mais preocupa o coordenador do Procon. “Essas reclamações referentes a benefícios e promessas não cumpridas por uma mesma escola de informática não param de crescer e certamente renderão processos administrativos”.
.A desempregada Ana Maria Moraes foi uma das que procurou o atendimento do Procon, com o auxílio do marido Deraldo. O problema dela é com uma empresa de telefonia móvel, que teria alterado seu plano para pós-pago no ato do desbloqueio sem as devidas explicações. “Fui apenas desbloquear, ai me prometeram bônus diários sem avisar sobre a alteração para pós-pago, assinei o contrato e depois de 15 dias já estão me cobrando quase R$ 700”.
Para orientações e reclamações o Procon de Marília fica na rua Amazonas, 527, bairro Cascata. O telefone é 3454-6444.