1994 1612 1815 1898 1221 1524 1034 1396 1930 1485 1707 1524 1790 1759 1238 1289 1045 1023 1016 1790 1990 1625 1699 1777 1054 1456 1116 1851 1545 1463 1816 1271 1976 1771 1215 1405 1051 1439 1390 1788 1260 1842 1486 1818 1097 1667 1748 1070 1916 1551 1188 1242 1392 1330 1865 1716 1632 1918 1796 1751 1887 1812 1492 1301 1906 1219 1118 1456 1904 1815 1281 1505 1163 1117 1432 1634 1256 1493 1911 1236 1890 1785 1598 1856 1381 1568 1206 1755 1752 1027 1189 1105 1456 1462 1273 1803 1722 1413 1621 UNIVEM - Reuniões: como se comportar na primeira vez?
Webmail
Voltar ao início



 
Pesquisa | por tema

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

home Home | noticias


Reuniões: como se comportar na primeira vez?

Um dos maiores medos de quem está em início de carreira, ou mesmo de quem acabou de iniciar a trajetória em uma nova empresa, é participar de reuniões

Dentre várias questões que surgem nesta hora, está o receio de em algum momento se tornar o centro das atenções, o medo de falar algo impróprio e até a dúvida sobre se deve ou não emitir opiniões.

Além disso, em momentos como este, também é comum a seguinte pergunta: “O que o meu chefe espera da minha participação?”

De acordo com o consultor de RH (Recursos Humanos) da Human Brasil, Fernando Montero da Costa, as expectativas dos superiores variam de acordo com o momento da carreira do profissional e do cargo para o qual a pessoa foi contratada.

Início de carreira

Para quem está em início de carreira, por exemplo, é conveniente se portar como ouvinte e apenas se manifestar quando acionado, diz Costa.

A gerente de Responsabilidade Social e coordenadora da central de estágios da Gelre, Márcia Hipólito, concorda e sugere que a pessoa procure se preparar para a reunião.

“Se for falar, é preciso estar seguro, ser claro. Por isso, é bom saber um pouco do assunto que será tratado na reunião”, diz ela.

Novo na empresa

Já quem é novo na empresa, mas não está em início de carreira, explica Costa, pode enfrentar duas situações, dependendo do cargo para o qual foi contratado.

Se a pessoa for um assistente, técnico, analista, ou ocupar cargos semelhantes a estes, ela pode participar das reuniões agregando com experiências anteriores. Entretanto, espera-se que ela preste mais atenção do que fale.

Por outro lado, se o profissional novo na empresa for um gerente, espera-se que esta pessoa tenha uma participação mais incisiva e contribua com novas ideias e experiências anteriores.

Líder

No que diz respeito ao líder, observam os especialistas, cabe a este integrar o novo funcionário, chamando-o, por meio de perguntas, se for preciso, a participar da reunião.

Contudo, alertam, o líder deve ter sensibilidade para saber o momento certo de tomar tal atitude, e assim não constranger o novo membro da equipe.

Por fim, dizem os especialistas, independentemente de ser ou não a primeira reunião da carreira ou na empresa, para ter sucesso, é essencial que a pessoa seja clara, objetiva e traga ideias novas.   Fonte: MSN / Dinheiro 

voltar

Últimos eventos | imagens