1771 1020 1849 1726 1844 1925 1558 1166 1957 1445 1603 1306 1849 1862 1204 1362 1791 1504 1276 1095 1202 1271 1112 1892 1386 1279 1180 1972 1394 1623 1050 1721 1014 1278 1444 1147 1885 1118 1411 1462 1730 1058 1633 1789 1729 1324 1843 1993 1998 1849 1380 1640 1204 1791 1867 1081 1311 1177 1005 1654 1433 1680 1509 1018 1828 1498 1145 1611 1007 1391 1921 1232 1983 1812 1374 1748 1617 1184 1006 1924 1122 1293 1831 1381 1670 1806 1047 1681 1127 1917 1845 1531 1923 1114 1325 1113 1033 1080 1558 UNIVEM - Adote uma nova postura no trabalho
Webmail
Voltar ao início



 
Pesquisa | por tema

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

home Home | noticias


Adote uma nova postura no trabalho

Etiqueta corporativa mostra como agir no dia-a-dia profissional

Mais do que competência e eficiência profissional, as empresas vêm procurando funcionários que se enquadrem nos princípios da etiqueta corporativa. De acordo com a Carla Panisset, instrutora de Treinamentos Empresariais, o termo pode ser resumido em dois aspectos fundamentais: ter consciência de como suas atitudes e seu jeito de falar afetam outras pessoas e estar disposto a seguir as regras estabelecidas pela empresa.

Para saber como adotar o melhor tipo de comportamento no trabalho, vale ouvir com atenção e real interesse o ponto de vista da outra pessoa ou do grupo. "Ao ficar insatisfeito com alguma norma em seu emprego, por exemplo, entre em contato com a área responsável e tente melhorar as ordens estabelecidas. Dessa maneira, transformamos cada encontro profissional numa oportunidade de aprendizado e interagirmos da melhor maneira possível com os pontos de vista diferentes. Isso é etiqueta", ensina Carla.

Segundo a especialista, a característica mais nociva no ambiente corporativo é a falta de comunicação e autoconfiança. Funcionários que fazem críticas e queixas em excesso podem sentir dificuldades em resolver os problemas de uma forma harmônica, dando origem a vaidade, estresse, competição e autoritarismo. Para lidar melhor com os sentimentos, uma boa saída é buscar atividades que trazem satisfação.

"Todos os sentimentos negativos resultam da falta de permissão em ter prazer no trabalho. Não existe ambiente ruim, são as más atitudes que adoecem uma equipe ou empresa. Excelentes resultados podem ser alcançados se todos os canais de relacionamento, sintonia e comunicação estiverem fluindo. Se a pessoa é tímida, comunica-se mal ou tem problemas de relacionamento, ela pode buscar se desenvolver em programas de treinamento específicos", alerta a instrutora.

Etiqueta na prática

  • Internet

Atualmente a internet é adotada em quase todas as profissões. Mas vale ficar atento para não exagerar no uso do e-mail ao resolver questões de trabalho. De acordo com a instrutora, na hora de comunicar falhas ou insatisfação em relação a algum funcionário, é importante que o chefe deixe as mensagens eletrônicas de lado. O mesmo vale para quem gosta de falar a respeito dos colegas de trabalho. "Já os elogios podem ser feitos no ambiente virtual, apesar de o resultado da comunicação presencial ser ainda melhor e tocar mais o coração das pessoas", exemplifica a especialista.

  • Festas e coquetéis

Nessa época do ano é comum que as empresas promovam festas de fim de ano para seus funcionários. No entanto, é importante ter cuidado com o consumo de bebida alcoólica nesses eventos para não fazer feio na frente dos colegas. "Quem bebe deve evitar os excessos. A dica é pegar somente uma taça de drinque e circular com ela durante todo o tempo que permanecer no ambiente. Procure também não sair por último do local, para não ser testemunha de situações típicas de fim de festa, expondo-se a riscos desnecessários à sua carreira", lembra Carla.

  • Gentileza

Cumprimentar os colegas com expressões educadas como "bom dia" ou "boa tarde" só funciona se vier acompanhado de sorriso. Afinal, uma saudação dita de forma carrancuda pode ter o efeito inverso. "É nossa responsabilidade tornar o ambiente acolhedor, estimulante e confiável. Só tome cuidado com a gentileza forçada: todos percebem quando somos falsos", alerta a especialista.

  • Entrevista de emprego

Atitudes simples como ser pontual, vestir-se com cuidado, falar somente o que for perguntado e usar um vocabulário condizente com o que o entrevistador está usando podem ajudar você a conquistar aquela vaga dos sonhos. Além disso, é bom evitar falar mal da antiga empresa ou chefe ou aparentar ser o dono da verdade.   Fonte: Portal Personare 

voltar

Últimos eventos | imagens