1275 1764 1085 1148 1861 1254 1564 1749 1281 1130 1902 1064 1405 1225 1663 1790 1172 1255 1613 1715 1644 1276 1840 1747 1179 1270 1986 1053 1733 1848 1613 1333 1284 1078 1693 1209 1387 1457 1218 1749 1846 1974 1943 1108 1515 1330 1240 1303 1226 1267 1099 1102 1838 1021 1232 1045 1412 1913 1313 1591 1515 1041 1343 1383 1644 1131 1139 1648 1774 1478 1945 1712 1037 1037 1168 1646 1527 1628 1251 1036 1213 1263 1649 1881 1005 1614 1950 1602 1917 1584 1111 1197 1376 1018 1824 1510 1645 1540 1997 UNIVEM - Aprenda a Observar
Webmail
Voltar ao início



 
Pesquisa | por tema

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

home Home | noticias


Aprenda a Observar

Saiba a Diferença entre Informação e Ruído

Estamos na era da informação, nunca precisamos de tanta informação para entender o mundo de hoje.

Mas o que recebemos da velha mídia é um monte de fatos inúteis que vou chamar de ruído, só atrapalha.

Há 20 anos cruzei com uma definição de Informação, que achei útil e uso até hoje.

Informação é tudo aquilo que muda o meu comportamento futuro. O resto é ruído.

Usei muito essa definição quando escrevia para a Veja, e explica artigos sobre "Como Manter Um Casamento", escritos por um administrador que poderia estar escrevendo sobre os últimos resultados da Metalúrgica Gerdau.

Veja a enorme diferença: nem 1% dos leitores trabalha ou tem ações da Gerdau, e nem seria essa matéria que mudaria o comportamento de quem a lê, tipo mudar de emprego ou vender as ações.

Mas já recebi dezenas de cartas de leitores que recortaram o artigo, além dos casais que voltaram a viver com as esposas ou maridos, separados que estavam. Isto para o jornalista e colunista gera enorme satisfação. 

Aliás, quase todos os artigos que escrevo têm como objetivo mudar o comportamento dos leitores, porque é esta a minha definição de informação.

Colocar em manchete que "Avião Cai na Índia Matando 12 Pessoas", não modificará o comportamento de ninguém, a não ser da família do brasileiro que estava no avião, que neste caso não havia.

Para 190 milhões de Brasileiros esta “informação jornalística” não mudará o comportamento de ninguém. Ninguém deixará de pegar um avião ou de ir para a Índia.

É desperdício de tempo, jornal, árvores e espaço para informações mais relevantes.

Leia atentamente o jornal ou revista que você assina. Veja que notícias do dia ou da semana realmente mudaram o seu comportamento ou sua visão do mundo

A nova mídia, que neste caso acho que será o Twitter, o Paper.li e o Flipboard, já mostram o que sempre defendi.

Os twiteiros mais seguidos são os de Frases, um tipo de auto-ajuda que de fato pretende mudar o comportamento das pessoas. 

São as minhas frases que são mais ReTwitadas, não minhas análises profundas. E, a frase "Não São Os Grandes Planos Que Dão Certo Na Vida, São Os Pequenos Detalhes"  é repassada todo dia, há anos. 

A velha imprensa não tem nada disto.

Triste, porque o Poor Richard´s Almanac, um dos primeiros jornais do mundo, era recheado por aforismos do Benjamin Franklin que perduram até hoje, e ajudam a mudar o nosso comportamento. 

Portanto, cuidado com o chamado "conteúdo" e "informação".

Daqui 200 anos ninguém vai citar ninguém, se continuarem a só republicar ruído. 

Sigam @stephenkanitz se quiserem informação.   Fonte: Blog do Stephen Kanitz 

voltar

Últimos eventos | imagens