Webmail
Voltar ao início



 
home Home | sobre

Biblioteca

Serviço de Referência

 
O Serviço de Referência presta auxílio à busca de materiais e orienta em relação ao conteúdo do acervo, atendendo às seguintes tarefas:



  • Fornecimento de informações sobre a estrutura organizacional e serviços oferecidos.
  • Auxílio na utilização dos terminais de consulta.
  • Localização do material nas estantes.
  • Treinamento de todos os clientes inscritos na biblioteca, para dar maior independência nas pesquisas bibliográficas e no uso de novas tecnologias na busca da informação.
  • Levantamento bibliográfico manual e automatizado: possibilita a recuperação de informações acerca dos materiais disponíveis na biblioteca do UNIVEM e também em bibliotecas de outras instituições.
  • Normalização bibliográfica: proporciona orientação para a normalização de trabalhos acadêmicos, em observância às normas da ABNT.
  • COMUT (Comutação Bibliográfica) possibilita a obtenção de materiais bibliográficos que não fazem parte do acervo da biblioteca. É possível solicitar cópias de artigos de periódicos técnico-científicos (revistas, jornais, etc), teses, dissertações, anais de congressos e capítulos de livros existentes em bibliotecas de todo o país. Este serviço não tem fins lucrativos. Os valores cobrados visam apenas a custear as cópias e o envio do material solicitado.

Como intercâmbio entre bibliotecas é interessante citar o intercâmbio local que permite que o aluno do UNIVEM efetue empréstimos em bibliotecas de instituições superiores de ensino da cidade de Marília, de acordo com o regulamento de cada instituição. Como contrapartida, alunos das instituições locais podem usufruir o mesmo benefício no UNIVEM.

É realizado ainda o serviço de Acompanhamento e realização de pesquisas, destinado à comunidade acadêmica que realiza pesquisas de iniciação científica, confecção de monografias e dissertações. O cliente deve dirigir-se ao Serviço de Referência e cadastrar sua pesquisa, quando o bibliotecário terá oportunidade de passar as orientações necessárias e comunicar as novas aquisições da biblioteca acerca dos assuntos de interesse.

Horário de Funcionamento

De Segunda a Sexta-feira
Das 18h as 22h

Aos Sábados
Das 9h as 13h

Contatos
Fone:(14) 2105-0818


voltar